ANEEL 20 Anos

por: SCR - publicado: 13/03/2017 17:25, última modificação: 20/03/2017 15:08
Em 2017, a ANEEL chega a seus 20 anos de história com uma atuação marcada por pioneirismo, inovação, superação de desafios e, em especial, pela construção de um futuro sustentável e equilibrado para o setor elétrico e para o Brasil. Clique aqui e saiba mais sobre a campanha institucional "ANEEL 20 Anos".
  • Isaac Averbuch, ex-diretor da ANEEL

    Isaac Averbuch, ex-diretor da ANEEL

    “Participei da Diretoria da ANEEL num período particularmente rico para a Agência. Após as turbulências causadas pelo racionamento de energia elétrica, quando até a sua existência foi questionada, a ANEEL ingressou num período de consolidação institucional, também repleto de desafios.”

  • Eduardo Ellery, ex-diretor da ANEEL

    Eduardo Ellery, ex-diretor da ANEEL

    “Falar dos 20 anos da ANEEL é como fazer uma viagem ao interior da alma, rememorando tantas pessoas, fatos e realizações significativas que tive a alegria e honra de viver nesse período, seja dentro da Agência, em sua concepção, implantação e consolidação dos oito primeiros anos, seja posteriormente, vendo de fora sua fortificação e transformação, ao ritmo dos que passaram e dos que hoje ainda estão buscando torná-la cada vez mais significativa para nosso País.”

  • Jaconias de Aguiar, ex-diretor da ANEEL

    Jaconias de Aguiar, ex-diretor da ANEEL

    “O surgimento da Agência Nacional de Energia Elétrica, em 02 de dezembro de 1997, constitui-se num marco de referência para o Setor Elétrico, tendo contribuído para a estabilização e fortalecimento das relações entre Governo, agentes e, por decorrência, à sociedade.”

  • SRM: serenidade para receber o passado e encarar o futuro

    SRM: serenidade para receber o passado e encarar o futuro

    A Superintendência de Regulação Econômica e Estudos de Mercado (SRM) chegou chegando. Criada no final de 2014, a Unidade recebeu atribuições da SFF e das extintas SEM e SRE. Para desempenhar suas funções, chegaram servidores dessas áreas e da SGT, SRG, SCG, SRT e SPE. Tal junção de perfis tem sido essencial para criar o ambiente ideal para lidar com o dinamismo do dia a dia.

  • Segurança com energia!

    Segurança com energia!

    Além de fiscalizar as distribuidoras e exigir delas o acompanhamento do número de acidentes com trabalhadores e consumidores, a ANEEL promove e apoia diversas campanhas de conscientização sobre os cuidados que todos os consumidores devem ter com a rede elétrica.

  • SPE: visão e atuação 360° - inovar é preciso

    SPE: visão e atuação 360° - inovar é preciso

    Promover a inovação e a eficiência energética são o cerne da atuação da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (SPE). Avanços tecnológicos, racionalização de recursos, pesquisas e novos projetos estão no nome e no sangue da área responsável por regulamentar e acompanhar os programas a serem executados pelas empresas de energia.

  • Avanços nas Pequenas Centrais Hidrelétricas

    Avanços nas Pequenas Centrais Hidrelétricas

    A ANEEL regulamenta e conduz o processo de outorgas desses importantes reforços à matriz elétrica nacional

  • SCR: o brilho que nosso trabalho merece!

    SCR: o brilho que nosso trabalho merece!

    As atividades de Comunicação e Relações Institucionais têm evoluído junto com a ANEEL para tornar cada vez mais forte a marca de nosso trabalho em prol da missão e da boa imagem organizacional.

  • Maior evento de P&D e Eficiência Energética do setor elétrico

    Maior evento de P&D e Eficiência Energética do setor elétrico

    Desde 2001, a ANEEL promove bienalmente o CITENEL e o SEENEL para apresentar e discutir as inovações e os resultados alcançados com os projetos regulados pela Agência.

  • Como está a satisfação do consumidor?

    Como está a satisfação do consumidor?

    A ANEEL promove em 2017 a 18ª edição da pesquisa que afere a satisfação do consumidor e auxilia o planejamento das fiscalizações e dos regulamentos da Agência.

  • SFF: é hora de repensar

    SFF: é hora de repensar

    Quando se pensa em todos os aspectos necessários para entender e impulsionar o setor elétrico, o olhar sobre a conformidade econômica e financeira da cadeia produtiva deve estar sempre em voga. Veja como a SFF está evoluindo junto com esse cenário.

  • Assessoria: missão dada é missão cumprida

    Assessoria: missão dada é missão cumprida

    No primeiro semestre de 2017, foram distribuídos aos Diretores da ANEEL 897 processos – e, nesse mesmo período, eles deliberaram 889 processos em reuniões colegiadas.

  • SMA: a satisfação do outro é a nossa satisfação

    SMA: a satisfação do outro é a nossa satisfação

    No centro do equilíbrio entre os interesses dos principais envolvidos no setor elétrico está a Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (SMA).

  • Crescimento da geração, geração de crescimento

    Crescimento da geração, geração de crescimento

    Há 20 anos, a ANEEL acompanha a expansão da oferta de geração de energia elétrica no Brasil por meio de ações estratégicas de fiscalização.

  • PF: guardiã do futuro

    PF: guardiã do futuro

    Para promover um ambiente regulatório favorável ao desenvolvimento com eficiência e sustentabilidade, a ANEEL conta com a parceria fundamental da Procuradoria Federal junto à Agência nas etapas anteriores e posteriores ao processo decisório.

  • SRG: as batalhas de um pequeno e talentoso exército

    SRG: as batalhas de um pequeno e talentoso exército

    Uma pequena Unidade da ANEEL tem sido responsável por conduzir muitos dos maiores desafios do setor elétrico. Saiba mais sobre a Superintendência de Regulação dos Serviços de Geração (SRG) no Arquivo ANEEL!

  • Acesso à Informação

    Acesso à Informação

    A transparência é um dos principais pilares de atuação da ANEEL e, com a Lei de Acesso à Informação, a Agência tornou-se uma referência no atendimento aos cidadãos que buscam informações públicas.

  • SEL: vitrine do futuro

    SEL: vitrine do futuro

    A expansão e o desenvolvimento contínuo do setor elétrico brasileiro passam pelos bem-sucedidos leilões organizados pela Secretaria Executiva de Leilões da ANEEL.

  • O futuro da energia elétrica está na Agenda Regulatória

    O futuro da energia elétrica está na Agenda Regulatória

    A Agenda Regulatória da ANEEL é uma importante ferramenta de gestão que antecipa à sociedade quais são os temas e regulamentos que serão tratados pela Agência.

  • Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos

    Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos

    Trata-se de um percentual do valor da energia gerada que as concessionárias de geração hidrelétrica recolhem pela utilização de recursos hídricos. Cabe à ANEEL gerenciar a arrecadação e a distribuição desses recursos.

  • SCT: de olho nos desafios

    SCT: de olho nos desafios

    A edição nº 15 do “Arquivo ANEEL” traz os desafios da Superintendência de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição (SCT) para acompanhar as perspectivas de expansão e investimentos no sistema de transmissão de energia elétrica do País.

  • A expansão do setor elétrico passa por aqui

    A expansão do setor elétrico passa por aqui

    Veja como a ANEEL atua nos leilões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

  • SAF: Aquele abraço!

    SAF: Aquele abraço!

    A quarta edição do “Arquivo ANEEL” fala da importância dos múltiplos “braços” da Superintendência de Administração e Finanças (SAF) na condução dos projetos presentes e futuros da ANEEL.

  • SFG: construindo o caminho da energia

    SFG: construindo o caminho da energia

    Com uma atuação estratégica e preventiva, aliada a um ambiente de trabalho pautado por integração e gestão do conhecimento, a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de geração (SFG) está de olho na qualidade da nossa energia desde antes da construção de nossas usinas.

  • Muito mais do que 20 anos de história para contar

    Muito mais do que 20 anos de história para contar

    O Centro de Documentação (CEDOC) da ANEEL possui mais de 164 mil itens para pesquisa.

  • AIN: Quem avisa, amigo é!

    AIN: Quem avisa, amigo é!

    A Auditoria Interna da ANEEL é uma parceira incondicional para que as unidades possam exercer suas atividades em conformidade com os regulamentos, sempre com foco na melhoria contínua dos seus processos.

  • Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

    Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

    A ANEEL regulamenta e apoia o funcionamento dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

  • Universalização

    Universalização

    O tratamento das condições de universalização dos serviços públicos de energia elétrica está na pauta de atuação da ANEEL desde o início de suas atividades.

  • SFE: Transformar com inovação e trabalho em equipe

    SFE: Transformar com inovação e trabalho em equipe

    Para assegurar a qualidade da prestação dos serviços de eletricidade, a rotina na Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE) demanda desenvolvimento contínuo de novos métodos de trabalho. Nesse contexto, confira os próximos desafios da unidade.

  • SGE: A ANEEL passa por aqui

    SGE: A ANEEL passa por aqui

    A Secretaria-Geral (SGE) é como se fosse o sistema circulatório da ANEEL: por lá passam todas as decisões, processos e atos que concretizam a atuação da Agência. Confira no Arquivo ANEEL como tem sido a trajetória cada vez mais eficiente e inovadora dessa unidade.

  • Tarifa Social

    Tarifa Social

    Atualmente, mais de oito milhões de lares brasileiros são beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante descontos na conta de luz para pessoas com baixa renda.

  • SLC: Muito pulso para impulsionar a ANEEL

    SLC: Muito pulso para impulsionar a ANEEL

    Planejamento, organização e tempestividade são algumas das características que têm norteado a atuação e os resultados da Superintendência de Licitações e Controle de Contratos e Convênios (SLC).

  • SRT: Trajetória de inovação e renovação

    SRT: Trajetória de inovação e renovação

    Na nona edição do “Arquivo ANEEL”, a Superintendência de Regulação dos Serviços de Transmissão (SRT) destaca-se por sua gestão dinâmica e continuamente inovadora – necessária em um cenário no setor elétrico com as mesmas características.

  • Você sabe como é definida a tarifa de energia elétrica?

    Você sabe como é definida a tarifa de energia elétrica?

    A gestão feita pela ANEEL é essencial para garantir a qualidade e a continuidade do serviço aos consumidores e manter o equilíbrio econômico-financeiro das concessões.

  • GDG: transformado para transformar

    GDG: transformado para transformar

    A oitava edição do “Arquivo ANEEL” mostra como o Gabinete do Diretor-Geral (GDG), responsável pela Gestão Estratégica da instituição, tem evoluído para que a Agência evolua continuamente.

  • Energia contínua

    Energia contínua

    O acompanhamento do padrão de continuidade no fornecimento de energia aos brasileiros subsidia as ações de regulação e fiscalização empreendidas pela ANEEL.

  • SGI: o futuro é para ontem!

    SGI: o futuro é para ontem!

    Se a inovação e o pioneirismo marcam todas as iniciativas da ANEEL, a Superintendência de Gestão Técnica da Informação (SGI) sempre está por perto.

  • Trilhando o caminho do entendimento

    Trilhando o caminho do entendimento

    Desde 2000, a Central de Teleatendimento da ANEEL já recebeu mais de 18 milhões de solicitações de consumidores de energia elétrica.

  • SGT: muito exata, muito humana!

    SGT: muito exata, muito humana!

    A sexta edição do “Arquivo ANEEL” mostra como a junção bem estruturada de aspectos exatos e humanos tornam a Superintendência de Gestão Tarifária (SGT) uma referência no tratamento de um tema que envolve os mais variados fatores: a tarifa de energia elétrica.

  • Presente e futuro que construímos juntos

    Presente e futuro que construímos juntos

    As decisões da ANEEL são pautadas pela transparência e pelo diálogo com a sociedade. Em 20 anos, já foram cerca de 1400 audiências e consultas públicas.

  • SCG: Sinergia para gerar energia

    SCG: Sinergia para gerar energia

    A quinta edição do “Arquivo ANEEL” mostra como a integração da equipe da Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração (SCG) tem sido fundamental para o sucesso do processo de outorgas, dentro e fora da ANEEL.

  • Geração de energia com equilíbrio e diversidade

    Geração de energia com equilíbrio e diversidade

    Há 20 anos, a ANEEL acompanha a expansão e a qualidade da geração de energia elétrica no Brasil.

  • Direitos e Deveres

    Direitos e Deveres

    A ANEEL está de olho na qualidade do serviço de energia elétrica que chega à sua casa.

  • SRD: “Juntos seguimos, divididos caímos”

    SRD: “Juntos seguimos, divididos caímos”

    A terceira edição do “Arquivo ANEEL” fala da rotina da Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição (SRD) no aprimoramento contínuo das normas e no olhar constante para um futuro cada vez mais presente.

  • Transmitindo qualidade e crescimento

    Transmitindo qualidade e crescimento

    Saiba mais sobre a atuação da ANEEL na transmissão de energia elétrica.

  • SRH: futuro e equilíbrio em meio à diversidade (e a adversidades!)

    SRH: futuro e equilíbrio em meio à diversidade (e a adversidades!)

    Na segunda edição do especial “Arquivo ANEEL”, a Superintendência de Recursos Humanos (SRH) reflete sobre o pioneirismo e a busca constante pelo equilíbrio, marcas de sua gestão.

  • 20 anos de pioneirismo e transparência

    20 anos de pioneirismo e transparência

    Com mais de 700 reuniões da Diretoria transmitidas ao vivo pela internet, a ANEEL foi pioneira ao dar transparência a seu processo decisório. Os encontros acontecem às terças, a partir das 9h.

  • A Diretoria se faz presente

    A Diretoria se faz presente

    “Arquivo ANEEL” é uma publicação eletrônica produzida especialmente para a campanha institucional sobre os 20 anos da Agência. Na primeira edição, os Diretores tratam da importância do diálogo constante entre o Colegiado e os servidores.

  • Há 20 anos presente no desenvolvimento

    Há 20 anos presente no desenvolvimento

    A atuação da ANEEL vem contribuindo para a construção de um futuro sustentável para o Brasil

  • ANEEL: 20 anos de muita energia

    ANEEL: 20 anos de muita energia

    Autonomia, diálogo e compromisso com o interesse público são alguns dos valores da ANEEL ao longo de seus 20 anos. As características marcantes da Agência estão relacionadas ao pioneirismo, inovação e superação de desafios. Baseada nesses elementos, a ANEEL lançou em 13/3 sua nova campanha institucional.