ANEEL 20 Anos

por: SCR - publicado: 13/03/2017 17:25, última modificação: 20/03/2017 15:08
Em 2017, a ANEEL chega a seus 20 anos de história com uma atuação marcada por pioneirismo, inovação, superação de desafios e, em especial, pela construção de um futuro sustentável e equilibrado para o setor elétrico e para o Brasil. Clique aqui e saiba mais sobre a campanha institucional "ANEEL 20 Anos".
Voltar

ANEEL: 20 anos de muita energia

ANEEL: 20 anos de muita energia

por: SCR - publicado: 20/03/2017 15:10, última modificação: 22/06/2017 08:57

Autonomia, diálogo e compromisso com o interesse público são alguns dos valores da ANEEL ao longo de seus 20 anos. As características marcantes da Agência estão relacionadas ao pioneirismo, inovação e superação de desafios. Baseada nesses elementos, a ANEEL lançou nesta segunda-feira (13/3) sua nova campanha institucional. A campanha traz como novidades a logomarca comemorativa dos 20 anos e o slogan “Energia que se faz presente”.

Para o diretor-geral Romeu Rufino, “ainda que seja uma instituição jovem, a Agência já tem de fato uma história para contar e isso se deve ao esforço, à responsabilidade social, ao interesse público, à ética e à competência de toda a equipe da ANEEL”, ao comentar as ações que marcaram o lançamento da nova campanha. Com os diretores André Pepitone, José Jurhosa Jr., Reive Barros e Tiago Correia, Rufino participou das visitas às unidades que compõem a instituição para marcar o início da campanha.

O público externo será alcançado através de novos eventos, redes sociais, entre outros meios. A principal novidade é a realização do primeiro concurso de monografias promovido pela Agência. A utilização das redes sociais, neste importante ano, continuará a ter um papel importante, sobre a comunicação entre a Agência e a sociedade. O objetivo da campanha é reforçar os atos e consolidar os feitos da ANEEL.

 

Agência de Estado

Agências reguladoras são instituições de Estado que regulamentam, fiscalizam e mediam conflitos entre agentes e consumidores. Recentes no cenário institucional brasileiro, desde o final dos anos 1990 as agências reguladoras caracterizam-se pela autonomia decisória e orçamentária e por mandatos fixos e estáveis de seus cinco diretores, indicados pela Presidência da República e aprovados pelo Senado Federal. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997.

A ANEEL foi instituída com a missão de estimular o desenvolvimento do mercado de energia elétrica no Brasil, com equilíbrio entre os interesses do Estado, da sociedade e dos agentes de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. Em uma visão inovadora, o decreto 2.335/97 determinou uma estrutura horizontal, de apenas três níveis hierárquicos, e rompeu com os paradigmas burocráticos do serviço público.