ANEEL Consumidor (app)

por: SMA - publicado: 05/11/2018 15:33, última modificação: 13/11/2018 08:37

O aplicativo ANEEL CONSUMIDOR é o novo canal de atendimento da Agência Nacional de Energia Elétrica, aderente às tecnologias atuais e às exigências de um público digital. Por meio dele, você pode registrar Solicitações de Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogios e denúncias), além de acessar seu histórico de demandas junto à ANEEL e informações importantes sobre o setor elétrico.

ANEEL Consumidor é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

Entenda sua Conta

Infográfico interativo mostra composição da fatura

Uma das novidades do aplicativo é o novo módulo “Entenda Sua Conta”. Trata-se de uma iniciativa, com fins educacionais, por meio da qual o consumidor pode conhecer o funcionamento dos itens que compõem o valor da fatura de energia, utilizando simulações interativas para contas de luz de clientes residenciais.

Os cálculos de tarifa disponíveis levam em conta a realidade de cada distribuidora, a ser selecionada pelo usuário, e a Bandeira Tarifária em vigor, mas não incluem impostos como ICMS, PIS/Cofins e taxa de iluminação pública.

Concluída a fase de avaliação, a proposta é realizar aprimoramentos contínuos e vincular a plataforma ao novo Sistema de Inteligência Analítica do Setor Elétrico (SIASE), no primeiro trimestre de 2019.

Ao acessar o módulo “Entenda Sua Conta”, é necessário preencher os seguintes campos:

1. TIPO DE OUTORGA: selecione Concessionária se você reside numa cidade, ou selecione Permissionária se você reside na área rural.

2. DISTRIBUIDORA: selecione a concessionária ou permissionária da sua região.

3. CONSUMO: arraste o botão ou insira o valor do consumo médio para simular um valor de fatura e seus componentes.

4. COR DA BANDEIRA: escolha a cor da bandeira para visualizar o efeito sobre a tarifa que você configurou nos campos anteriores.

5. COMPONENTES DA FATURA: com base nas suas seleções, o sistema atualizará o gráfico demonstrando os itens da fatura (Energia, Transmissão, Distribuição, Encargos e Bandeira Tarifária) separados em cores.

6. TARIFA VS INFLAÇÃO: esse campo mostra a evolução da Tarifa da Concessionária selecionada em comparação com as tendências de inflação (IPCA e IGPM) no período entre 2012 e 2018.