Agência Neurônio
 Ir para a página Inicial da ANEEL  Imagem Superior do Perfil: Clic Energia
Informações em tempo real Missão e Visão | Protocolo-Geral | Biblioteca Virtual | Busca | Cadastre-se | Fale Conosco | Processos | Mapa do Site | Links | Serviços | Glossário | English
Clic Energia Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    
Página Inicial  Clic Energia Imagem Seta Últimas Notícias

Texto a procurar   Período de  a   
Leilão da UHE Santo Antonio terá três participantes
30/11/2007

A Eletronorte e o Consórcio Norte Energia não depositaram as garantias financeiras

 para confirmar a participação

A Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou hoje (30/11) a lista das empresas que aportaram as garantias para participação no leilão de energia da usina hidrelétrica Santo Antônio. Dos cinco inscritos nos últimos dias 22 e 23/11, somente três realizaram o depósito e retiraram as senhas para o acesso ao sistema do leilão. São eles: Consórcio Madeira Energia, Consórcio Energia Sustentável do Brasil (CESB) e o Consórcio de Empresas de Investimentos Santo Antonio (CEISA)

O Consórcio Norte Energia, formado pelas empresas Alupar Investimentos S/A (37,5%), Indústrias Metalúrgicas Pescarmona (15%), Schahin Holding (27,5%), UTC Engenharia (10%) e Schahin Engenharia (10%); e a estatal Eletronorte não realizaram o aporte de garantias e, portanto, estão fora do leilão.

Para os proponentes, as garantias corresponderam a 1% do valor do investimento. Esses parâmetros estão definidos na página 15 do edital.

Veja a relação das empresas que compõem cada consórcio apto e sua participação
 
1) CONSÓRCIO MADEIRA ENERGIA
Odebrecht Investimentos em Infra-estrutura Ltda. (17,6%); Construtora Norberto Odebrecht S.A. (1%); Andrade Gutierrez Participações S/A. (12,4%); Cemig Geração e Transmissão S/A (10%); Furnas Centrais Elétricas S/A (39%) e Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP - formado pelos bancos Banif e Santander) (20%)

2) CONSÓRCIO ENERGIA SUSTENTÁVEL DO BRASIL – CESB
Suez Energy South América Participações Ltda. (51%); Eletrosul Centrais Elétricas  S/A (49%).

3) CONSÓRCIO DE EMPRESAS INVESTIMENTOS DE SANTO ANTONIO – CEISA
Camargo Correa Investimentos em Infra-estrutura S/A (0,9%); Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF (49%); CPFL Energia S/A (25,05%); ENDESA Brasil S/A (25,05%).

A lista das concessionárias de distribuição, compradoras no leilão, será publicada daqui a pouco na página eletrônica da Aneel.

Cronograma – Na próxima terça-feira (04/12), os três participantes receberão o treinamento da sistemática do leilão e, no dia seguinte (05/12) vão participar da simulação, com dados fictícios, para estarem aptos a realizar o lance.

Leilão - O leilão será promovido pela Aneel e a operacionalização será da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), sob delegação da Agência. As diretrizes aprovadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) constam na portaria nº 293/2007.  Mais detalhes sobre o edital estão disponíveis no link Editais de Geração no perfil Espaço do Empreendedor da página eletrônica www.aneel.gov.br

A usina Santo Antônio terá 3.150,4 megawatts de capacidade instalada. O empreendimento deverá gerar energia a partir de dezembro de 2012, data prevista para a entrada em operação das duas primeiras unidades geradoras. O projeto inclui a instalação de 44 turbinas e a área do reservatório terá 271 quilômetros quadrados. O prazo até a implantação final é de 43 meses, equivalente a 3,7 anos. O valor total do investimento, avaliado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para a construção da UHE Santo Antonio foi definido em R$ 9,5 bilhões, com data de referência de dezembro de 2006.


   Imprimir esta página Imprimir    Indique para um amigo Indique para um amigo