Funcoes necessarias para libras
Agência Neurônio
 Ir para a página Inicial da ANEEL  Imagem Superior do Perfil: P&D e Eficiência Energética
Informações em tempo real Missão e Visão | Protocolo-Geral | Biblioteca Virtual | Busca | Cadastre-se | Fale Conosco | Processos | Mapa do Site | Links | Serviços | Glossário | English
P&D e Eficiência Energética Aumentar o tamanho da fonte. (Atalho: Alt A) Diminuir o tamanho da fonte. (Atalho: Alt D)    
Página Inicial  P&D e Eficiência Energética Imagem Seta Pesquisa e Desenvolvimento Imagem Seta Temas para investimentos em P&D

Apresentação

Como definido no Manual do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, aprovado pela Resolução Normativa nº 316, de 13 de maio de 2008, os investimentos em P&D deverão ser orientados para subtemas estratégicos ou prioritários, buscando estimular o desenvolvimento de invenções e inovações tecnológicas relevantes para o Setor Elétrico Brasileiro.

Todo projeto de P&D deverá ser enquadrado em um determinado tema e subtema. No caso de projetos que abordem mais de um tema ou que apresentem temas transversais em relação aos listados a seguir, deve-se enquadrar a proposta no tema predominante.
Ressalta-se que os temas e subtemas listados neste portal não são exaustivos, de modo que um projeto poderá ser enquadrado em outros que não os aqui elencados.
Os temas e subtemas, aqui dispostos, serão atualizados sempre que houver necessidade, de forma a adequá-los às demandas de produtos e serviços identificados como relevantes para o setor.

Temas e Subtemas Estratégicos
Temas ou subtemas estratégicos são aqueles cujo desenvolvimento é de interesse nacional e de grande relevância para o setor elétrico, envolvendo elevada complexidade em termos científicos e/ou tecnológicos e baixa atratividade para investimento como estratégia empresarial isolada ou individual. Além disso, necessitam esforços conjuntos e coordenados de várias empresas e entidades executoras e grande aporte de recursos financeiros.

Os subtemas estratégicos serão definidos por meio de Chamadas de Projetos de P&D Estratégicos propostas pela ANEEL.

Foram aprovadas na 41ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria de 2008, realizada em 21 de outubro de 2008, Oito Chamadas de Projetos de P&D Estratégicos para “financiamento/execução” por empresas de energia elétrica, conforme previsto no Manual de P&D, versão 2008, aprovado pela Resolução Normativa nº 316/2008. O Aviso que deu publicidade às Chamadas foi publicado no D.O.U. de 18 de novembro de 2008. As Chamadas de Projetos de P&D Estratégicos referentes a este Aviso estão disponíveis aqui.

Foram aprovadas na 49ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria de 2008, realizada em 16 e 17 de dezembro de 2008, Duas Chamadas de Projetos de P&D Estratégicos para “financiamento/execução” por empresas de energia elétrica, conforme previsto no Manual de P&D, versão 2008, aprovado pela Resolução Normativa nº 316/2008. O Aviso que deu publicidade às Chamadas foi publicado no D.O.U. de 31 de dezembro de 2008. As Chamadas de Projetos de P&D Estratégicos referentes a este Aviso estão disponíveis aqui.

Foram aprovadas na 31ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria de 2010, realizada em 17 de agosto de 2010, Três Chamadas de Projetos de P&D Estratégicos para “financiamento/execução” por empresas de energia elétrica, conforme previsto no Manual de P&D, versão 2008, aprovado pela Resolução Normativa nº 316/2008. O Aviso que deu publicidade às Chamadas foi publicado no D.O.U. de 24 de agosto de 2010. As Chamadas de Projetos de P&D Estratégicos referentes a este Aviso estão disponíveis  aqui.

Foi aprovada na 44ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria de 2010, realizada em 16 de novembro de 2010, Chamada de Projeto de P&D Estratégicos para “financiamento/execução” por empresas de energia elétrica, conforme previsto no Manual de P&D, versão 2008, aprovado pela Resolução Normativa nº 316/2008. O Aviso que deu publicidade à Chamada foi publicado no D.O.U. de 16 de dezembro de 2010. A Chamada de Projeto de P&D Estratégico referente a este Aviso está disponível  aqui.

Para trazer à luz os avanços tecnológicos relacionados à geração solar fotovoltaica e alavancar toda a cadeia produtiva desta fonte no país, em termos regulatórios, mercadológicos, tecnológicos e acadêmicos, a ANEEL aprovou na 28ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria de 2011, realizada em 2 de agosto de 2011, a Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 013/2011 – “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, buscando a efetividade dos investimentos de P&D na geração de energia fotovoltaica para “financiamento/execução” por empresas de energia elétrica, conforme previsto no Manual de P&D, versão 2008, aprovado pela Resolução Normativa nº 316/2008. O Aviso que deu publicidade à Chamada foi publicado no D.O.U. de 9 de agosto de 2011. A Chamada de Projeto de P&D Estratégico referente a este Aviso está disponível aqui.

Para trazer avanços tecnológicos relacionados à geração de energia elétrica oriunda de biogás e estimular toda a cadeia de tratamento e reaproveitamento energético de resíduos e efluentes líquidos no país, em termos regulatórios, mercadológicos, tecnológicos e acadêmicos, a ANEEL aprovou na 27ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria de 2012, realizada em 24 de julho de 2012, a Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 014/2012 – “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás oriundo de Resíduos e Efluentes Líquidos na Matriz Energética Brasileira”, buscando a efetividade dos investimentos de P&D na geração de energia oriunda de biogás para “financiamento/execução” por empresas de energia elétrica, conforme previsto no Manual de P&D, versão 2008, aprovado pela Resolução Normativa nº 316/2008. O Aviso que deu publicidade à Chamada foi publicado no D.O.U. de 26 de julho de 2012. A Chamada de Projeto de P&D Estratégico referente a este Aviso está disponível aqui.

Considerando a necessidade de desenvolvimento de novas metodologias, ferramentas e procedimentos para proporcionar aos setores de transmissão e distribuição de energia elétrica do país meios de agir tempestiva e preventivamente, durante as catástrofes naturais, de forma a reduzir os impactos dos eventos severos e agilizar o restabelecimento e a reconstrução da rede elétrica, a Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 015/2013 – “Gestão dos Impactos de Eventos Climáticos Severos no Setor de Energia Elétrica”, buscando a efetividade dos investimentos de P&D na gestão dos impactos de eventos severos no setor de energia elétrica, apoiado por previsão de tempo de curtíssimo prazo e alta resolução, constitui questão de grande relevância e complexidade para “financiamento/execução” por empresas de energia elétrica, conforme previsto no Manual de P&D, versão 2012, aprovado pela Resolução Normativa nº 316/2008, e alterada pela Resolução Normativa nº 504/2012. O Aviso que deu publicidade à Chamada foi publicado no D.O.U. de 6 de maio de 2013. A Chamada de Projeto de P&D Estratégico referente a este Aviso está disponível aqui.

Com vistas à implementação de um sistema de monitoramento da qualidade da energia elétrica por meio de medições com confiabilidade e representatividade para a apuração dos indicadores de continuidade das redes de distribuição de energia elétrica, a ANEEL aprovou na 1ª Reunião Pública Extraordinária da Diretoria de 2013, realizada em 25 de janeiro de 2013, a Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 016/2013 – “Sistema de Monitoramento da Qualidade da Energia Elétrica”, buscando a efetividade dos investimentos de P&D no monitoramento da continuidade do fornecimento de energia para “financiamento/execução” por empresas distribuidoras de energia elétrica, conforme previsto no Manual de P&D, versão 2012, aprovado pela Resolução Normativa nº 316/2008, e alterada pela Resolução Normativa nº 504/2012. O Aviso que deu publicidade à Chamada foi publicado no D.O.U. de 06 de fevereiro de 2013. A Chamada de Projeto de P&D Estratégico referente a este Aviso está disponível aqui.

No sentido de servir como incentivo ao desenvolvimento tecnológico nacional da cadeia produtiva da indústria de energia eólica, com foco no estímulo à redução dos custos de equipamentos e componentes, na capacitação profissional e tecnológica, no aprimoramento regulatório e na otimização dos recursos energéticos, a ANEEL aprovou na  13ª Reunião Pública Extraordinária da Diretoria de 2013, realizada em 16 de abril de 2013, a Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 017/2013 – “Desenvolvimento de Tecnologia Nacional de Geração Eólica”. O sucesso dessa iniciativa proporcionará a viabilidade técnica e econômica para geração eólica com tecnologia nacional, além de possibilitar o desenvolvimento tecnológico, aumentando a segurança de abastecimento eletro-energético e a diversificação da matriz energética. O Aviso que deu publicidade à Chamada foi publicado no D.O.U. de 26 de abril de 2013 e a Chamada de Projeto de P&D Estratégico referente a este Aviso está disponível  aqui.

Foi aprovada na 38ª Reunião Pública Extraordinária da Diretoria de 2013, realizada em 8 de outubro de 2013, a Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 018/2013 – “SIASE - Sistema de Inteligência Analítica do Setor Elétrico”. O projeto visa desenvolver uma ferramenta que consolide diversas informações do setor elétrico e facilite a consulta pela sociedade. O sistema, que receberá dados de diversas instituições,  promoverá a transparência das informações do setor elétrico, facilitando o controle social e a participação cidadã. O sucesso dessa iniciativa proporcionará o aperfeiçoamento da qualidade da informação, a dinamização sos serviços públicos, a promoção do controle social e da participação cidadã e a redução dos recursos despendidos com a implantação de sistema centralizado de informações visando a modicidade tarifária. O Aviso que deu publicidade à Chamada foi publicado no D.O.U. de 23 de outubro de 2013 e a Chamada de Projeto de P&D Estratégico referente a este Aviso está disponível aqui.

Foi aprovada na 32ª Reunião Pública Extraordinária da Diretoria de 2014, realizada em 2 de setembro de 2014, a republicação da Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 002/2008 – “Metodologia de Elaboração da Função de Custo do Déficit”. A Função Custo do Déficit de energia elétrica é um parâmetro fundamental para o planejamento da expansão da geração e para a programação da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), na medida em que aos cenários de déficit de energia são aplicadas severas penalidades no modelo de otimização do despacho da geração. Nesse sentido, o projeto visa desenvolver uma metodologia para elaboração da Função de Custo do Déficit de energia elétrica que melhor represente o prejuízo incorrido pela sociedade na ocorrência de um racionamento de energia elétrica e, consequentemente, conduza à sinalização mais eficiente para o planejamento da expansão estrutural da geração e da transmissão no SIN. O Aviso que deu publicidade à Chamada foi publicado no D.O.U. de 8 de setembro de 2014 e a Chamada de Projeto de P&D Estratégico referente a este Aviso está disponível aqui.


Temas e Subtemas Prioritários
Compreendem estudos e desenvolvimentos voltados para a geração de conhecimentos que atendam aos principais desafios tecnológicos e prioridades do Setor Elétrico Brasileiro.
 
Temas para Investimentos em P&D:

FA - Fontes alternativas de geração de energia elétrica
GT - Geração Termelétrica
GB - Gestão de Bacias e Reservatórios
MA - Meio Ambiente
SE - Segurança
EE - Eficiência Energética
PL - Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica
OP - Operação de Sistemas de Energia Elétrica
SC - Supervisão, Controle e Proteção de Sistemas de Energia Elétrica
QC - Qualidade e Confiabilidade dos Serviços de Energia Elétrica
MF - Medição, faturamento e combate a perdas comerciais
. OU - Outro.


 


   Imprimir esta pï¿?gina Imprimir    Indique para um amigo Indique para um amigo