AVISOS AVISOS

Publicado Relatório de Acompanhamento da Implantação de Empreendimentos de Geração Nº. 09-2016

O  Relatório de Acompanhamento da Implantação de Empreendimentos de Geração tem o objetivo de dar publicidade às informações sobre a implantação de empreendimentos de geração de energia elétrica no Brasil, rotineiramente monitorados pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Nesta edição, serão apresentados os principais resultados da supervisão da implantação de novos empreendimentos de geração de energia elétrica obtidos até o terceiro trimestre deste ano em face das previsões realizadas em janeiro de 2016.

Leia o Relatório na íntegra.


SFG e SFE publicam o Relatório do Monitoramento Conjunto de Implantação de Instalações de Geração e de Transmissão

SFG e SFE publicam o Relatório do Monitoramento Conjunto de Implantação de Instalações de Geração e de Transmissão

por: SFG - publicado: 11/03/2016 15:38, última modificação: 03/11/2016 15:30

O relatório é uma publicação trimestral que contempla os principais resultados do Monitoramento Conjunto de Implantação de Instalações de Geração e de Transmissão realizado em parceria pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade - SFE e pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração – SFG. O objetivo do relatório é apresentar as principais situações de atenção relacionadas ao descasamento dos cronogramas de implantação das instalações de geração e transmissão.

Acesse os Relatórios:


1ª Campanha de Fiscalização de Usinas em Implantação

1ª Campanha de Fiscalização de Usinas em Implantação

por: SFG - publicado: 07/10/2016 15:14, última modificação: 19/10/2016 14:26

No mês de outubro de 2016, a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração - SFG inicia a primeira Campanha de Fiscalização de Usinas em Implantação utilizando a nova metodologia de fiscalização em três níveis.

No dia 18 de outubro de 2016, das 8h às 17h, será realizado nas dependências da ANEEL o Seminário “O Novo Modelo de Fiscalização Aplicado às Usinas em Implantação”. O evento marca a abertura da Campanha de Fiscalização e tem por objetivo de apresentar e esclarecer dúvidas sobre a nova metodologia.

SERVIÇO

Seminário “O Novo Modelo de Fiscalização Aplicado às Usinas em Implantação”

Data: 18/10/2016

Horário: das 08:00 às 17:00 horas

Local: ANEEL, SGAN 603, s/n - Asa Norte, Brasília - DF, 70830-110 - Auditório CEPAT, Piso Térreo.

Consulte AQUI a programação preliminar do Seminário, sujeita a alterações.

Apresentações realizadas no Seminário.

 


Campanha de Fiscalização do RAPEEL

Campanha de Fiscalização do RAPEEL

por: SFG - publicado: 12/09/2016 06:00, última modificação: 08/09/2016 17:02

SFG inicia Campanha de Fiscalização sobre o recebimento do RAPEEL

 

A Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração – SFG informa que, em 12 de setembro de 2016, teve início a “Campanha de Fiscalização do RAPEEL”.

A primeira Campanha de Fiscalização do RAPEEL consistirá da análise realizada com base no histórico de envio do RAPEEL - Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica nos meses de Maio, Junho, Julho e Agosto e visa alertar os agentes sobre a importância de enviarem o Relatório dentro dos prazos e na forma estabelecida.

A Campanha é baseada nos dados disponibilizados no Guia de Indicadores de Entrega do RAPEEL – ESCALADA e dá a oportunidade de autorregularização aos empreendimentos que receberam Conceito RAPEEL C ou D para que, até Janeiro 2017, possam melhorar o conceito para A ou B. Para isso, as usinas deverão enviar os RAPEEL conforme as informações contidas na página http://www.aneel.gov.br/relatorio-acompanhamento-rapeel.

Após essa oportunidade de autorregularização, será publicada a segunda edição do ESCALADA e empreendimentos que permanecerem inadimplentes (Conceito RAPEEL C ou D) poderão ser alvo de fiscalização.

Para mais informações sobre a Campanha de Fiscalização do RAPEEL, consultar o Conceito RAPEEL dos empreendimentos em implantação, bem como conhecer os critérios para a atribuição das notas, acesse a página http://www.aneel.gov.br/escalada.


ATENÇÃO: FSB 2016 - Atualização Cadastral de Agentes no FSB

 

A SFG informa que o arquivo para download contendo o Formulário de Segurança de Barragens - FSB (versão 1.2) foi atualizado em 12/07/2016.

 

A alteração foi realizada com o objetivo de atualizar os dados cadastrais de proprietários de usinas e permitir o envio do arquivo pelo Dutonet desses empreendedores
 

Para os demais Agentes que já efetuaram o envio do(s) arquivo(s) FSB (versões 1.0 e 1.1), não é necessário o reenvio.


Ressaltamos que o prazo de atendimento permanece até 22/06/2016.  


FSB - Está disponível a aplicação Dutonet para envio dos Formulários

Atenção: a aplicação Dutonet, anteriormente prevista para o dia 2 de maio de 2016, foi disponibilizada para envio dos Formulário de Segurança de Barragens no dia de 4 de abril de 2016.

Faça o download do arquivo do FSB para preenchimento:

Visando facilitar o cumprimento dessa obrigação, foram desenvolvidas as instruções abaixo disponibilizadas:

Clique aqui para obter mais informações sobre SFB.

 

Contato do Gestor do Serviço:

Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração

Email:

segurancadebarragens@aneel.gov.br

Telefone:

(61) 2192.8758


FSB 2016 - Atualização das Instruções de Envio

 

O arquivo para download contendo as Instruções de Preenchimento do FSB e envio de Arquivos via Dutonet foi atualizado.

Essa atualização, realizada no item "C.2 - Nomenclatura do Arqvuivo para o DutoNet" (Campo 99999_ e AAA11111_), se deu em função da obrigatoriedade da utilização de 5 dígitos no código do Agente e no ID da Usina.

Para qualquer dúvida adicional, entrar em contato com a SFG: 61 2192 8758 ou segurancadebarragens@aneel.gov.br.


Suspensão de análise de relatórios

A SFG informa que estão suspensas as atividades de análise dos relatórios de potência instalada e de potência líquida dos empreendimentos de geração de energia elétrica até a conclusão do processo de consulta pública em curso nesta Agência, que tem como objetivo obter subsídios com vistas ao aprimoramento do novo procedimento para determinação da potência instalada e da potência líquida de que trata o art. 16 da Resolução Normativa nº 583, de 22 de outubro de 2013.