Cálculo tarifário e metodologias
METODOLOGIA DE CÁLCULO TARIFÁRIO DA GERAÇÃO
-
Receita Anual de Geração
A RAG é o valor a que o gerador tem direito pela disponibilização da Garantia Física, em regime de cotas de garantia física, de energia e de potência da usina hidrelétrica.
-
Cota de Garantia Física
Os Contratos de Cota de Garantia Física (CCGF) são assinados por geradores e distribuidoras para assegurarem o fornecimento de energia elétrica.
METODOLOGIA DE CÁLCULO TARIFÁRIO DA TRANSMISSÃO
-
Receita Anual Permitida
A Receita Anual Permitida (RAP) é a remuneração que as transmissoras recebem pela prestação o serviço público de transmissão aos usuários.
-
Tarifa de Uso da Transmissão
O pagamento do uso do sistema de transmissão é feito por meio da aplicação das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão – TUST, reajustadas anualmente.
-
Encargo de Conexão
O Encargo de conexão ao Sistema de Transmissão é remuneração que a transmissora recebe dos usuários conectados em DIT de uso exclusivo.
METODOLOGIA DE CÁLCULO TARIFÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO
-
Custo de Aquisição
Conheça as modalidades disponíveis de aquisição de energia elétrica para atendimento à totalidade do mercado dos agentes de distribuição.
-
Custo com Transporte
Os custos de transporte de energia são aqueles relacionados ao transporte de energia desde as unidades geradoras até os sistemas de distribuição.
-
Encargos Setoriais
São entendidos como Encargos Setoriais os custos não gerenciáveis suportados pelas concessionárias de distribuição e repassados na tarifa.
-
Mercado de Referência
Entenda como é calculada a quantidade de energia necessária para atender à necessidade dos consumidores de uma distribuidora de energia elétrica.
-
Depreciação e Remuneração dos Investimentos
A Cota de Depreciação recompõe o capital investido e remunera os investimentos das distribuidoras, para a rentabilidade do negócio.
-
Base de Remuneração
Consiste no montante de investimentos realizados pelas distribuidoras na prestação dos serviços que será coberto pelas tarifas cobradas aos consumidores.
-
Custo de Capital Regulatório
Representa o custo de oportunidade dos recursos, compatível com um risco similar ao que as distribuidoras enfrentam para fornecerem energia elétrica.
-
Custos Operacionais
São associados às atividades de operação, manutenção, tarefas comerciais e administrativas das distribuidoras, como podas de árvores e combate às perdas.
-
Receitas Irrecuperáveis
A Receita Irrecuperável é a parcela esperada da receita total faturada pela empresa que tem baixa expectativa de arrecadação em função da inadimplência.
-
Perdas de Energia
A energia entregue pelas distribuidoras aos consumidores é inferior à recebida das geradoras e transmissoras. Essa diferença é a perda de energia.
-
O que é Fator X?
Conheça o índice fixado pela ANEEL na revisão tarifária, para repassar ao consumidor os ganhos de produtividade das distribuidoras de energia.
-
Outras Receitas
As concessionárias de distribuição de energia elétrica possuem outras fontes de receita de atividades relacionadas com a concessão de serviço público.