Cálculo tarifário e metodologias
METODOLOGIA DE CÁLCULO TARIFÁRIO DA GERAÇÃO
-
Receita Anual de Geração
A RAG é o valor a que o gerador tem direito pela disponibilização da Garantia Física, em regime de cotas de garantia física, de energia e de potência da usina hidrelétrica.
-
Cota de Garantia Física
Os Contratos de Cota de Garantia Física (CCGF) são assinados por geradores e distribuidoras para assegurarem o fornecimento de energia elétrica.
METODOLOGIA DE CÁLCULO TARIFÁRIO DA TRANSMISSÃO
-
Receita Anual Permitida
A Receita Anual Permitida (RAP) é a remuneração que as transmissoras recebem pela prestação o serviço público de transmissão aos usuários.
-
Tarifa de Uso da Transmissão
O pagamento do uso do sistema de transmissão é feito por meio da aplicação das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão – TUST, reajustadas anualmente.
-
Encargo de Conexão
O Encargo de conexão ao Sistema de Transmissão é remuneração que a transmissora recebe dos usuários conectados em DIT de uso exclusivo.
METODOLOGIA DE CÁLCULO TARIFÁRIO DA DISTRIBUIÇÃO
Custos Operacionais
Custos Operacionais
por: SGT - publicado: 25/11/2015 16:33, última modificação: 10/02/2017 14:51
Os custos operacionais são aqueles associados às atividades de operação, manutenção, tarefas comerciais e administrativas, como os custos com leitura e entrega de faturas, vistoria de unidades consumidoras, podas de árvores, operação de subestações, combate às perdas, administração e contabilidade.
Nos processos tarifários não são reconhecidos os custos gerenciáveis das distribuidoras e compõem a Parcela B. Os custos são definidos a partir da identificação das melhores práticas entre as empresas, por meio da comparação entre as concessionárias, considerando as características das áreas de concessão. Perdas e qualidade são consideradas na apuração da eficiência.
Para saber mais leia o Submodulo 2.2 do PRORET.