Citenel e Seenel 2017

Veja a programação detalhada, as notícias e faça a inscrição no CITENEL-SEENEL 2017 em www.citenelseenel2017.com.br

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL realiza, bienalmente, o Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica – Citenel, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) e o Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico – Seenel, no âmbito do Programa de Eficiência Energética (EE). A primeira edição do Citenel ocorreu em 2001 e o Seenel passou a ser realizado a partir da quinta edição do Citenel, em 2009.

Os eventos são uma grande oportunidade para que empresas divulguem inovações tecnológicas desenvolvidas, além de um momento para troca de experiências e discussão acerca da regulamentação vigente.

O Citenel e o Seenel 2017 serão organizados pelo grupo Energisa e serão realizados de 2 a 4 de agosto, no Centro de Convenção de João Pessoa/Paraíba.

Nos eventos, serão divulgados artigos e informes técnicos relacionados aos projetos de P&D e EE, regulados pela ANEEL e haverá uma mostra dos produtos e resultados dos projetos aprovados pela ANEEL em anos anteriores.

Consulte os artigos de P&D selecionados para apresentação no IX CITENEL.

Consulte os informes técnicos de Eficiência Energética selecionados para apresentação no V SEENEL.

Consulte os produtos selecionados para a mostra.

Consulte a grade de programação das sessões técnicas do Citenel/Seenel de 2017.

Neste ano, os eventos contarão com os seguintes Painéis de Discussão:

Quando Painéis

02/08

4ª feira à tarde

 

Painel 1 (P&D): Inovação com Integração: Respostas Locais a Barreiras Globais

O Painel tratará da promoção da inovação tecnológica no contexto de um setor elétrico em transformação. Tratará a inovação associada a alianças, mudanças, flexibilidade, dinamismo e ao futuro, considerando a promoção do conhecimento técnico-científico em escala regional, nacional e internacional. Também pretende-se verificar e conhecer o contexto e a geografia em que a inovação no setor elétrico pode operar, para que haja melhorias efetivas no desempenho das organizações e na vida das pessoas.

03/08

5ª feira de manhã

Painel 2 (EE):  Contrato de Desempenho no Setor Público: Soluções Locais Para Barreiras Globais

O Painel deverá   apresentar as barreiras existentes e as soluções encontradas ou que podem ser buscadas a partir do ponto de vista de diferentes atores interessados no tema (administradores públicos, órgão de controle, juristas, ESCOS, Distribuidoras). O PEE desde 2008 até setembro de 2016 realizou cerca de 581 projetos em prédios públicos, sendo investidos pelo Programa cerca de 663,47 milhões de Reais. Todo o recurso foi aplicado a fundo perdido. Os Órgãos públicos encontram barreiras de ordem legal, jurídica, contratual e contábil para firmar Contratos de Desempenho.

03/08

quinta-feira à tarde

Painel 3 (P&D): Prospecção Tecnológica e Alinhamento Estratégico

O Painel tratará da prospecção tecnológica, ou estudos de futuro, que é uma componente do planejamento utilizada por diferentes países na construção de sua estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação, especialmente na seleção de onde e como aportar os seus recursos de fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Trará experiências internacionais de estudos de prospecção e identificação de objetivos específicos na implementação de políticas de PD&I, destacando as oportunidades e necessidades futuras mais relevantes.

04/08

6ª feira de manhã

Painel 4 (EE):   Experiências Internacionais Bem-Sucedidas na Implementação de Políticas Públicas em Eficiência Energética

O Painel deverá apresentar algumas experiências internacionais bem-sucedidas em consumidores com grande potencial de ganhos do ponto de vista da eficiência energética. A partir desse conhecimento, pretende-se buscar alternativas de projetos e propostas de aprimoramento do Programa que ampliem os resultados e impactos do PEE.

Saiba mais sobre o Citenel e o Seenel.