Como resolver...

 

Encontre aqui orientações práticas sobre os principais motivos das reclamações registradas na Ouvidoria Setorial da ANEEL. Conheça melhor seus direitos e deveres e também as obrigações de atendimento das distribuidoras.

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Falta de energia

Falta de energia

por: SMA - publicado: 23/12/2015 10:32, última modificação: 07/07/2016 15:09

Caixa de texto: O ponto de entrega é a conexão da sua casa (escritório, loja etc) com a rede da distribuidora. Em geral, fica no limite da sua propriedade com a via pública.Faltou energia na sua casa ou no trabalho? A primeira providência é entrar em contato com a distribuidora. Seu contato é muito importante para o registro do problema e o rápido atendimento. Além disso, se houve algum problema técnico que causou a falta de energia antes do ponto de entrega*, é responsabilidade da distribuidora providenciar a solução o mais rápido possível.

Lembre-se:  as redes de distribuição também estão sujeitas a situações que a distribuidora não pode controlar, como tempestades, queda de galho na rede, furto de cabos, entre outros. É obrigação da distribuidora possuir a estrutura para os atendimentos, como veículos, equipe técnica e material para a manutenção e a correção de sistemas e redes.  

Consulte aqui os contatos da sua distribuidora.  

* O ponto de entrega é a conexão da sua casa (escritório, loja etc) com a rede da distribuidora. Em geral, fica no limite da sua propriedade com a via pública.

Como a ANEEL pode ajudar?

A ANEEL não dispõe de estrutura para atendimento emergencial. A Agência fiscaliza as distribuidoras e define limites aceitáveis de falta de energia. Se esses limites forem violados, as distribuidoras devem compensar financeiramente seus consumidores.

A ANEEL acompanha, ainda, a qualidade do fornecimento de energia elétrica de todas as distribuidoras por meio de indicadores que verificam a frequência e a duração das interrupções.

Os indicadores permitem ao consumidor acompanhar as metas de qualidade estabelecidas para cada distribuidora. Se os limites forem ultrapassados, o consumidor receberá, como compensação, um crédito na fatura de energia elétrica.

Consulte aqui o desempenho de todas as distribuidoras

Faltas frequentes de energia

Se as faltas de energia são frequentes e você já registrou reclamação na distribuidora, mas ainda não teve o problema solucionado, procure a ouvidoria da distribuidora. A ouvidoria tem a atribuição de resolver questões eventualmente não solucionadas pela central de atendimento. O número de contato da ouvidoria você encontra na sua fatura de energia ou nesta página.