Plano de Dados Abertos 2018-2019

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, por meio da Portaria nº 4.870/2017, institui seu Plano de Dados Abertos (PDA) para o biênio 2018-2019. O PDA é um instrumento de planejamento e coordenação das ações de disponibilização de dados na ANEEL, o qual estabelece ações para a implementação e promoção de abertura de dados sob sua responsabilidade e considera, em toda a sua estrutura, os princípios e diretrizes dos normativos nacionais vigentes, assim como a Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), iniciativa multilateral entre diversos países da qual o Brasil foi um dos fundadores.

Durante a execução do PDA anterior, referente ao biênio 2016-2017, foram abertos e catalogados no  Portal Brasileiro de Dados Abertos 41 conjuntos de dados sobre os mais diversos temas e a envolver todas as áreas da Agência. 

A elaboração do PDA 2018-2019, por sua vez, esteve relacionada com o Planejamento Estratégico da ANEEL 2018-2021, bem como com o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) 2018-2021.

No âmbito do Planejamento Estratégico da Agência, consta como iniciativa estratégica a elaboração e implantação de política de gestão da informação, com a definição de premissas e responsabilidades referentes à gestão, organização e utilização dos dados e informações presentes na ANEEL.

Já no âmbito do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) 2018-2021, destacam-se os objetivos de potencializar a entrega de dados abertos e serviços digitais à sociedade e de prover dados corporativos integrados e confiáveis.

Complementarmente, está prevista também a implementação de política para utilização de dados corporativos.

Essas ações auxiliarão no aprimoramento dos dados custodiados pela ANEEL e promoverão a cultura da gestão dos dados e informações da Agência, facilitando futuras aberturas de conjuntos de dados.

Objetivos:

Promover a abertura de dados na ANEEL, zelando pelos princípios da publicidade, transparência e eficiência, visando o aumento da disseminação de dados e informações para a sociedade, bem como a melhoria da qualidade dos dados disponibilizados, de forma a dar suporte à tomada de decisão pelos gestores públicos e ao controle social.

No desenvolvimento do PDA, a ANEEL buscará sempre:

  • Identificar prioridades e disponibilizar dados em formatos abertos;
  • Melhorar a qualidade dos dados disponibilizados;
  • Estimular a interoperabilidade de dados e sistemas governamentais pela publicação de dados em formato processável por máquina, conforme padrões estabelecidos;
  • Melhorar a gestão da informação e de dados;
  • Incrementar os processos de transparência e de acesso a informações públicas.


Documentos relacionados: