Entendendo a Tarifa

por: SGT - publicado: 24/11/2015 16:25, última modificação: 12/03/2016 00:04

A tarifa visa assegurar aos prestadores dos serviços receita suficiente para cobrir custos operacionais eficientes e remunerar investimentos necessários para expandir a capacidade e garantir o atendimento com qualidade. Os custos e investimentos repassados às tarifas são calculados pelo órgão regulador, e podem ser maiores ou menores do que os custos praticados pelas empresas.

  • Como é composta a tarifa

    Para cumprir o compromisso de fornecer energia elétrica com qualidade, a distribuidora tem custos que devem ser avaliados na definição das tarifas.

  • Reajuste Tarifário Anual

    Para manter o equilíbrio dos cálculos da tarifa, a ANEEL precisa reajustá-la anualmente. Entenda quais custos são considerados e como são corrigidos.

  • Revisão Tarifária Periódica

    A cada quatro anos, em média, a ANEEL calcula a tarifa de energia elétrica das distribudoras. Descubra quais pontos são levados em conta e se refletem na sua conta de luz.

  • Entenda a Parcela A

    Todos os custos para produção e transmissão da energia elétrica, até ela chegar à rede da distribuidora, fazem parte da Parcela A da tarifa calculada pela ANEEL.

  • O que é a Parcela B?

    Composta por custos gerenciáveis pela distribuidora, a Parcela B é acompanhada pela ANEEL e passa periodicamente pela revisão tarifária.