Seminário Internacional sobre recarga de veículos elétricos

Seminário Internacional sobre recarga de veículos elétricos

por: SCR - publicado: 03/04/2017 14:08, última modificação: 24/05/2017 17:01

Banner do Seminário Internacional sobre Recarga de Veículos Elétricos

ATENÇÃO: As inscrições para o Seminário encontram-se encerradas desde a segunda-feira, dia 22/05, 17:00h, devido ao preenchimento das vagas disponíveis.

Os interessados no assunto ainda podem se inscrever para a Audiência Pública AP 029/2017, que irá colher contribuições da sociedade sobre o tema, na página de Participação Pública / Audiências Públicas.

Informamos, ainda, que as apresentações, vídeos e outros materiais do Seminário estarão disponíveis nesta página, após a realização do evento.

 
LOCAL DATA

BRASILIA PALACE HOTEL
SHTN Trecho 11 - Asa Norte, Brasília - DF, 70297-400

31 de maio e 1 de junho
das 9 às 18h
Clique para se inscrever neste Seminário

 

Os veículos elétricos já passam de 2 milhões de unidades distribuídas no mundo, com mais de 1.450.000 pontos de recarga conectados à rede de distribuição. Mais do que uma tendência, os veículos elétricos têm se apresentado como uma solução para redução das emissões e uma opção para os que buscam meios de transporte ambientalmente amigáveis.

Países como Alemanha, Inglaterra e Canadá estabeleceram metas ambiciosas para redução de emissões de carbono que, no futuro, apontam para a eliminação da fabricação de veículos com motores à combustão interna. Todos os grandes fabricantes de automóveis já possuem veículos elétricos para a venda.

Do ponto de vista tecnológico os veículos elétricos são mais eficientes e emitem menos poluentes durante seu funcionamento.  O acelerado desenvolvimento tecnológico tem possibilitado uma constante redução de custos, em especial das baterias, componente-chave deste tipo de veículo. Mantido o ritmo de redução de custos observado até o momento, em alguns anos, os preços dos veículos elétricos tendem a se tornar comparáveis aos automóveis tradicionais.

Uma infraestrutura disseminada de recarga é fundamental para suportar a expansão da frota de veículos elétricos, pois transmite segurança aos usuários deste tipo de transporte. A questão chave para a infraestrutura é que ela não se paga pelo serviço de recarga no desenvolvimento inicial da frota de veículos elétricos. A experiência mundial sobre recarga de veículos apresenta diferentes soluções para essa questão, abrangendo desde uma infraestrutura sendo custeada inteiramente por empreendedores até a utilização de recursos governamentais para tal fim.

A proposta do Seminário é trazer aos participantes experiências internacionais sobre o desenvolvimento da infraestrutura para recarga de veículos elétricos e a visão de atores-chave para o desenvolvimento dos veículos elétricos no Brasil, a fim de subsidiar um debate sobre o arcabouço regulatório e as especificidades brasileiras relacionadas aos veículos elétricos.

Este debate ocorrerá ao longo do processo de Audiência Pública que será aberto pela ANEEL nos próximos meses, com o intuito de estimular a participação da sociedade na discussão de uma questão que poderá ter impacto nas redes de distribuição provendo as informações necessárias aos interessados em contribuir para a regulamentação do tema.