AVISOS E COMUNICADOS DA FISCALIZAÇÃO

Voltar

Análise do Desempenho de Instalações de Transmissão

Análise do Desempenho de Instalações de Transmissão

por: SFE - publicado: 02/09/2016 14:43, última modificação: 02/09/2016 15:13

Relatório de Análise de Desligamentos Forçados do Sistema de Transmissão - Edição 2016

 

Relatório de Análise - Desligamento Forçados do Sistema de Transmissão - Edição 2016 é um dos produtos da mudança estratégica de atuação da SFE e oferece uma visão geral dos desligamentos forçados ocorridos no sistema de transmissão brasileiro, no período de 1º de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015. O documento compila informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e dos Agentes de Transmissão, as quais foram submetidas à análise crítica da fiscalização. O Relatório de Análise possibilita também, a seleção de instalações que demandam uma maior atenção, orientando as ações futuras da fiscalização da ANEEL.

Neste ciclo de análise foram selecionadas 50 linhas de transmissão e 28 subestações, responsáveis por 1.142 desligamentos forçados, o que representa 34% do total de desligamentos no período. As análises críticas resultaram na solicitação de 62 planos de melhorias, a inclusão de 11 empreendimentos no acompanhamento diferenciado de obras, e na criação de grupos de estudos para análise das instalações susceptíveis a queimadas; análise dos requisitos de teleassistência de instalações; e de estruturação de um plano de manutenção diferenciada para as linhas e subestações que compõe o tronco de interligação Norte-Sudeste.

As ações propostas tem por objetivo a redução do número de desligamentos forçados no sistema de transmissão em cerca de 18,5%. Além disso, tem-se a perspectiva de reduzir em 70% os casos de desligamentos forçados sem causa definida. Esses resultados somente serão percebidos ao longo dos próximos ciclos de análise e a partir da conclusão das ações prognosticadas.