AVISOS E COMUNICADOS DA FISCALIZAÇÃO

Voltar

Publicado o Relatório de Análise do Desempenho da Operação nas Instalações de Transmissão

O Relatório de Análise do Desempenho da Operação nas Instalações de Transmissão apresenta  um panorama geral da utilização da teleassistência nas instalações de transmissão do Sistema Elétrico Brasileiro durante os anos de 2013 a 2016*. Através da análise pela óptica dos desligamentos e tempos de recomposição se propõe uma comparação de desempenho entre as instalações assistidas localmente com as operadas de forma remota através da utilização do recurso de teleassistência. 

Com a avaliação da origem dos desligamentos, dos tipos de equipamento desligados, do tipo de causa provocadora dos distúrbios e do grupo de transmissoras proprietária dos ativos envolvidos, buscou-se identificar padrões e situações geradoras dos cenários mais críticos. Essa identificação propicia o conhecimento do panorama pelo setor e indica uma diretriz para o foco das ações com vistas a melhoria na performance das instalações. 

A avaliação dos comandos existentes nos Procedimento de Rede afetos ao assunto também foram alvo do trabalho. Pretende-se assim dar um sinal para as áreas regulatórias da visão da fiscalização a respeito desses dispositivos, bem como de eventuais pontos de aprimoramento da regulação. Também se buscou identificar pontos em que não está claro o cumprimento dos dispositivos propostos de forma a se ter a auto regularização pelo ente responsável ou inserção desses temas em futuras revisões da norma.
* Dados até Setembro de 2016