Indicadores Coletivos de Continuidade (DEC e FEC)

Visando manter a qualidade na prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica, a ANEEL exige que as concessionárias mantenham um padrão de continuidade e, para tal, edita limites para os indicadores coletivos de continuidade, DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), conforme definido no Módulo 8 dos Procedimentos de Distribuição - PRODIST.

Os indicadores são apurados pelas distribuidoras e enviados periodicamente para a ANEEL para verificação da continuidade do serviço prestado, representando, respectivamente, o tempo e o número de vezes que uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica para o período considerado (mês, trimestre ou ano), o que permite que a Agência avalie a continuidade da energia oferecida à população.

Para obter informações dos indicadores DEC e FEC de sua distribuidora, clique sobre a Região desejada na figura abaixo. Selecione a figura menor para obter os indicadores consolidados do Brasil.

Clique aqui para obter mais informações sobre os indicadores coletivos de continuidade e sobre a qualidade do serviço.

Todos os indicadores associados à distribuição podem ser consultados na página "Indicadores da Distribuição".