A SFF vem noticiando desde o ano de 2017 mudanças no Relatório de Informações Trimestrais – RIT , que até o 4º trimestre de 2017 vinha sendo reportado em Excel (XLS). Como a reestruturação dos processos de fiscalização da SFF, uma das iniciativas para aprimoramento da qualidade dos dados contábeis recebidos pelos agentes foi a transformação do formato atual em Excel para o padrão XML.

A partir da competência do 1º trimestre de 2018, cujo prazo limite para entrega do RIT é 15 de maio de 2018, os dados deverão ser obrigatoriamente enviados no novo formato. O duto de envio dos dados não recepcionará a partir de então RIT em formato de Excel. Caso a empresa necessite enviar RIT de trimestres anteriores à competência de 2018 deverá ser feita no formato da época, ou seja, em Excel (XLS).

Para que os dados do RIT sejam processados com sucesso é indispensável que o BMP correspondente ao período (trimestre) do RIT já esteja na base de dados da ANEEL. Nosso sistema fará o confronto entre as informações contidas no BMP e no RIT. Isso garantirá uma maior confiabilidade e qualidade dos dados contábeis utilizados pela Agência, bem como minimiza o risco de recebimento de termos de notificação.

É imprescindível que os agentes obrigados ao envio do RIT leiam atentamente o Manual de Instruções para Preenchimento e o Manual de Envio do RIT. 

A SFF disponibiliza neste sítio eletrônico o Manual de Preenchimento do RIT (RIT 2018 - Manual de Preenchimento v1.pdf);  Formulário de Preenchimento do RIT (APLRITnnnnn_INFORMACOESTRIMESTRAIS_2018t_S001.xlxs); arquivo plug in para visualização de erros no arquivo XML; e vídeo tutorial para inserção do BMP no RIT antes da geração em XML (Tutorial_xml.rar).

Para aqueles que estão com dificuldades no envio, mesmo após a leitura dos manuais, podem consultar a pagina http://www.aneel.gov.br/gestao-de-dados-e-normatizacao-contabil ou entrar em contato pelo e-mail sff.gestaododado@aneel.gov.br.

 

Equipe de Gestão de Dados e Normatização Contábil