Informações Técnicas

por: SCR - publicado: 22/01/2016 09:39, última modificação: 02/03/2016 17:08

As Informações Técnicas compreendem dados, tabelas, listas, documentos, planilhas, indicadores, bem como instruções de preenchimento e outros materiais importantes para os agentes, investidores, pesquisadores, instituições públicas ou privadas e cidadãos.

Voltar

Campanha de Fiscalização das Transmissoras de Energia Elétrica

Campanha de Fiscalização das Transmissoras de Energia Elétrica

por: SFE - publicado: 05/05/2017 15:04, última modificação: 15/05/2017 18:34

A primeira campanha de fiscalização da SFE em 2017 objetiva a redução dos desligamentos causados por falhas em equipamentos e acessórios

No ano de 2016, a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE) inaugurou a Campanha de Fiscalização no segmento de transmissão com o objetivo de reduzir o número de desligamentos e, consequentemente, mitigar o risco de interrupções do fornecimento de energia elétrica aos consumidores brasileiros.

Naquele ano, a SFE atuou no sentido de promover ações para que as transmissoras aprimorassem seus processos de identificação de perturbações e desligamentos forçados. Foi o primeiro passo de um trabalho planejado cujo objetivo era a redução do número de desligamentos com causas indeterminadas, permitido um monitoramento mais eficaz das causas dos desligamentos no sistema de transmissão.

Em 2017, com as ações originadas na Campanha anterior ainda em implantação, mas com dados mais confiáveis e, portanto, refletindo melhor a realidade dos problemas do setor, foi possível elencar, com maior precisão, as causas que mais provocam os desligamentos forçados no sistema de transmissão.

A evolução histórica dos desligamentos forçados no sistema de transmissão, estratificada por causa, pode ser acompanhada no gráfico apresentado na página da Fiscalização da Transmissão no Portal de ANEEL. 

Dentre os maiores problemas, a SFE identificou, para trabalhar na Campanha de Fiscalização em 2017 a redução dos desligamentos forçados causados por falhas em equipamentos e acessórios.

Responsável por elevado número de ocorrências na Rede de Operação do sistema de transmissão, as falhas em equipamentos / acessórios representaram 11% do total de desligamentos forçados sendo que 80% destas estão concentradas em 6 (seis) transmissoras, devido, principalmente, ao seu quantitativo de ativos.

Os equipamentos / acessórios que mais causaram desligamentos forçados foram disjuntores, unidades capacitivas e (cadeia de) isoladores. Juntos eles representam 26,7% dos desligamentos deste tipo.

A Campanha de Fiscalização deste tema objetiva (i) incentivar os agentes a conhecerem a eficácia dos seus procedimentos de manutenção preventiva, (ii) alertá-los a respeito dos assuntos que apresentam elevados indícios de problemas na prestação dos seus serviços, e (iii) promover a autorregularização das não conformidades.