Informações Técnicas

por: SCR - publicado: 22/01/2016 09:39, última modificação: 02/03/2016 17:08

As Informações Técnicas compreendem dados, tabelas, listas, documentos, planilhas, indicadores, bem como instruções de preenchimento e outros materiais importantes para os agentes, investidores, pesquisadores, instituições públicas ou privadas e cidadãos.

Voltar

Sustentabilidade Econômico-Financeira

Sustentabilidade Econômico-Financeira

por: SFF - publicado: 08/08/2017 19:09, última modificação: 09/08/2017 10:54

Conforme debate realizado na Consulta Pública nº 015/2014, que resultou na Nota Técnica nº 111/2016, de 29 de junho de 2016, a necessidade de sistematização do monitoramento econômico-financeiro realizado pela ANEEL decorre, entre outros fatores, da possível relação entre as dimensões econômico-financeira e operacional. Além disso, insere-se no contexto do novo modelo de fiscalização da ANEEL, focada em uma ação mais preventiva, que evite o risco de degradação do serviço regulado. Por meio deste Relatório, a Agência apresenta os indicadores econômico-financeiros das concessionárias de distribuição de energia elétrica, dados fundamentais do trabalho de fiscalização da gestão econômico-financeira.


A partir dos indicadores, especialmente aqueles que visam representar a dimensão do nível de endividamento, a ANEEL busca analisar se a distribuidora tende a apresentar, no médio prazo, uma situação de dificuldade na gestão da concessão. Entretanto, não existe uma ação automática do Órgão Regulador com base nos indicadores elencados – estes, por si sós, constituem num importante alerta, mas a partir dessa informação, busca-se analisar se a empresa de fato apresenta uma situação de dificuldade e, em caso positivo, se ela é transitória ou estrutural.


Nesse sentido, a análise das demais dimensões – eficiência, investimentos, rentabilidade, retorno ao acionista e operacional – exerce papel complementar. Para uma visão mais completa da situação da empresa é importante também analisar qualitativamente outros aspectos não abrangidos pelos indicadores (como o acionista controlador) e as perspectivas futuras, uma vez que o futuro pode não reproduzir o passado, de forma que a Agência possa tomar medidas preventivas. Entre os exemplos desses aspectos estão uma eventual mudança setorial, a transferência de controle societário de uma distribuidora para um controlador que possua uma capacidade gerencial e/ou uma situação financeira distinta do anterior ou a iminência de uma RTE / RTP que produza efeitos significativos na rentabilidade.

 

Indicadores Econômico-Financeiros

O que é o documento? O que traz o documento?
Notas Técnicas Fundamentos da necessidade de monitoramento e da seleção dos indicadores
Base em Excel Base 20171T  Base de Dados em formato Excel – Base 2017 1T
Relatório Base 2017 IT Relatório de Indicadores – Base 2017 1T