A Missão, a Visão e os Valores da ANEEL

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) conduz seu trabalho com base em princípios e valores afinados com a expectativa da sociedade brasileira, de uma atuação equilibrada, transparente e comprometida com o interesse público.


Missão da ANEEL

Proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade.

A missão da ANEEL expressa a posição da Agência como mediadora e fomentadora de uma relação balanceada entre o Governo, os agentes do setor elétrico – empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia – e os consumidores. O objetivo principal é o fornecimento de energia elétrica com qualidade e a preço justo – nada mais do que o suficiente para garantir o funcionamento adequado das empresas.

Essa é uma preocupação importante, pois se trata de um setor de monopólios naturais – ou seja, apenas uma concessionária fornece o serviço em uma determinada área de concessão. Assim, o bom desempenho da empresa é fundamental para que os consumidores recebam energia com a qualidade e a frequência desejadas.


Visão 2014-2017

Ser reconhecida como instituição essencial para a satisfação da sociedade com o serviço de energia elétrica.

Em 2013, a Agência passou por um intenso processo coletivo de construção do Planejamento Estratégico 2014-2017. Foram estabelecidas as principais metas para o período e também a visão de futuro para o período.

Tal visão demonstra que a ANEEL identifica suas atividades como fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e deseja ser reconhecida dessa forma, especialmente pelos consumidores finais – aqueles que recebem a energia em suas casas e estabelecimentos. Os resultados a serem obtidos serão aferidos por meio da Pesquisa do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor, realizada anualmente com mais de 20 mil consumidores em todos os estados e áreas de concessão.


Valores da ANEEL

A atuação dos servidores públicos da ANEEL é amplamente reconhecida e respeitada no setor elétrico brasileiro. Sua condução é pautada nos seguintes valores:

  • Autonomia
  • Compromisso com o interesse público
  • Diálogo
  • Equilíbrio
  • Imparcialidade
  • Isonomia
  • Transparência

 

Média (1 Votar)