Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

FAQ - Painéis da Transmissão

O Índice de Pontualidade na Conclusão de Empreendimentos – IPCE é um indicador que permite verificar o quão pontual é a transmissora ou o grupo de transmissoras na conclusão de seus empreendimentos. Seu valor varia de 0 a 100, sendo 100 a melhor pontuação.

O indicador é calculado a partir do atraso médio dos empreendimentos concluídos no período de avaliação ou que deveriam ter sido concluídos até o final do mesmo período.

O período de avaliação é composto pelos últimos doze meses anteriores à data de cálculo do indicador. Por exemplo, um IPCE calculado em outubro de 2015 teria como período de avaliação a janela entre 1º outubro de 2014 e 30 de setembro de 2015. Assim, neste exemplo, seriam considerados os atrasos médios de todos os empreendimentos concluídos entre 1º outubro de 2014 e 30 de setembro de 2015 e dos empreendimentos em andamento que deveriam ter sido concluídos até 30 de setembro de 2015.

O atraso médio do conjunto de empreendimentos avaliados é calculado a partir da média do número de dias de atraso de cada empreendimento, dado pela diferença, em dias, entre a data efetiva de conclusão e o prazo estabelecido no ato de outorga.

 

 

Para os empreendimentos concluídos antes do prazo o atraso é considerado igual à zero. No caso dos empreendimentos em andamento avaliados, o atraso é dado pela diferença, em dias, entre a data final do período de avaliação e o prazo estabelecido no ato de outorga, ou seja, representa o atraso efetivo acumulado até o final do período de avaliação. 

Dado o atraso médio dos empreendimentos, o IPCE é calculado de modo a indicar com que grau de pontualidade os empreendimentos de transmissão foram concluídos. Para isto, o atraso médio é normalizado, resultando na variação do IPCE em uma escala de 0 a 100, onde o valor 100 indica que os empreendimentos foram concluídos dentro do prazo de conclusão definido nos atos de outorga. O valor de IPCE igual a zero indica que a transmissora ou o grupo de transmissoras obteve o pior desempenho no conjunto avaliado, ou seja, os seus empreendimentos tiveram o maior atraso médio no período de avaliação.

O Índice de Qualidade na Previsão de Conclusão – IQPC é um indicador que permite verificar o quão acertiva é a transmissora ou o grupo de transmissoras nas previsões que faz para a conclusão de seus empreendimentos.Seu valor varia de 0 a 100, sendo 100 a melhor pontuação.

O indicador é calculado a partir do erro médio de previsão dos empreendimentos concluídos no período de avaliação ou que deveriam ter sido concluídos até o final do mesmo período.

O período de avaliação é composto pelos últimos doze meses anteriores à data de cálculo do indicador. Por exemplo, um IQPC calculado em outubro de 2015 teria como período de avaliação a janela entre 1º outubro de 2014 e 30 de setembro de 2015. Assim, neste exemplo, seriam considerados os erros médios de previsão de todos os empreendimentos concluídos entre 1º outubro de 2014 e 30 de setembro de 2015 e dos empreendimentos em andamento que deveriam ter sido concluídos até 30 de setembro de 2015.

O erro médio de previsão de um empreendimento é dado pela distância média, em dias, entre a data efetiva de conclusão do empreendimento e as previsões de conclusão informadas periodicamente pela transmissora, conforme demonstra a equação a seguir:

 

Em outras palavras, o erro médio de previsão é a média dos erros de previsão, calculados pela diferença entre a data de conclusão do empreendimento e as datas de previsão informadas pela transmissora. A Figura a seguir ilustra a apuração do erro médio de previsão de um empreendimento:

 

 

Para os empreendimentos em andamento avaliados, o erro de previsão é calculado pela diferença entre a última data de previsão de conclusão informada pela transmissora e as datas de previsão informadas anteriormente, ou seja, representa o erro médio de previsão acumulado até o final do período de avaliação.

O erro médio de previsão de uma transmissora ou de um grupo de transmissoras é dado pela média dos erros médios de previsão dos empreendimentos do conjunto avaliado, conforme equação:

 

 

Dado o erro médio de previsão de conclusão dos empreendimentos, o IQPC é calculado de modo a indicar o grau de qualidade da previsão de conclusão dos empreendimentos de transmissão. Para isto, o erro médio de previsão é normalizado, de modo que o IQPC varie numa escala de 0 a 100, onde o valor 100 indica que os empreendimentos foram concluídos conforme o previsto pela transmissora ou pelo grupo de transmissoras. O valor de IQPC igual a zero indica que a transmissora ou o grupo de transmissoras obteve o pior desempenho no conjunto avaliado, os seja, os seus empreendimentos tiveram a pior previsão de conclusão do período de avaliação.