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FAQ - Painel de Desempenho

O Painel de Desempenho não mostra os valores dos indicadores em um mês específico.

Por ter o objetivo de mostrar a evolução do desempenho das Distribuidoras, o Painel apresenta os valores dos indicadores para janelas móveis de 12 meses. Isso permite que se "filtre" situações pontuais que tenham afetado o desempenho da Distribuidora em um determinado mês, ou mesmo o comportamento sazonal de algum indicador.

Por exemplo: um indicador que esteja sendo mostrado para o mês de abril de 2016, foi calculado com dados de maio de 2015 a abril de 2016. Um indicador que esteja sendo mostrado para o mês de fevereiro de 2016 terá sido calculado com dados de março de 2015 a abril de 2016. E assim por diante.

Para detalhes específicos do Painel, pode-se clicar no sinal +, ao lado do título de cada seção.

O Painel de Desempenho não mostra os valores dos indicadores em um mês específico.

Por ter o objetivo de mostrar a evolução do desempenho das Distribuidoras, o Painel apresenta os valores dos indicadores para janelas móveis de 12 meses. Isso permite que se "filtre" situações pontuais que tenham afetado o desempenho da Distribuidora em um determinado mês, ou mesmo o comportamento sazonal de algum indicador.

Por exemplo: um indicador que esteja sendo mostrado para o mês de abril de 2016, foi calculado com dados de maio de 2015 a abril de 2016. Um indicador que esteja sendo mostrado para o mês de fevereiro de 2016 terá sido calculado com dados de março de 2015 a abril de 2016. E assim por diante.

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Os gráficos dessa seção consideram dados de reclamação de um período de 12 meses (independentemente do parâmetro “Período de análise” escolhido pelo usuário).

São considerados o último mês para os quais existem dados disponíveis na ANEEL e os 11 meses imediatamente anteriores.

O Painel mostra dois gráficos nessa seção:

- O primeiro, à esquerda da seção, mostra o total de reclamações do período divididas em "Reclamações de Fornecimento" e "Outras Reclamações".

- O segundo, à direita da seção, da direita, considera todas as reclamações do período que não foram relativas a "Interrupção no Fornecimento", ou seja, somente aquelas classificadas como Outras Reclamações" no gráfico da esquerda.

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Sim, basta parar o mouse sobre os gráficos.

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Para a construção dos gráficos dessa seção são consideradas janelas móveis de 12 meses.

O gráfico irá apresentar em seu eixo horizontal, a quantidade de meses escolhida pelo usuário por meio do parâmetro "Período de Análise", definido pelo usuário.

Contudo, cada mês mostrado corresponde a uma janela de 12 meses. Vejamos um exemplo:

O usuário, no mês de maio de 2016, acessa o Painel de Desempenho, escolhe a Distribuidora AES-SUL e seleciona um "Período de Análise" de 6 meses.

Os três gráficos dessa seção irão mostrar os meses de outubro de 2015 a março de 2016, ou seja, 6 meses. Será mostrado de março de 2016 para trás, pois esse é o mês mais recente para o qual a ANEEL dispõe de dados do serviço de teleatendimento.

O valor do indicador mostrado para o mês de março de 2016 terá sido calculado com dados de abril de 2015 a março de 2016 (janela de 12 meses).

O valor do indicador para o mês de fevereiro de 2016 terá sido calculado com dados de março de 2015 a abril de 2016 (janela de 12 meses). E assim por diante.

Para detalhes específicos do Painel, pode-se clicar no sinal +, ao lado do título de cada seção.

 

A ANEEL estabelece às Distribuidoras, limites de quantidade e duração de interrupções. As extrapolações desses limites implicam em uma série de obrigações às Distribuidoras.

Contudo, há situações previstas em norma, que permitem às Distribuidoras expurgar (deixar de considerar) determinadas interrupções.

A curva em laranja apresenta as quantidades e durações das interrupções sem considerar esses expurgos.

A curva azul apresenta  as quantidades e durações das interrupções já considerando os expurgos.

A linha vermelha, estabelece o limite determinado pela ANEEL. Esse limite é variável ao longo do tempo e não é o mesmo para todas as Distribuidoras.

Assim, para verificar se a Distribuidora está atendendo aos limites vigentes, deve-se comparar a curva azul com a linha vermelha.

Vale lembrar que os valores apresentados nos gráficos são valores calculados para uma janela móvel de 12 meses.

Para detalhes específicos do Painel, pode-se clicar no sinal +, ao lado do título de cada seção.

Conformidade de Nível de Tensão representa o quão próxima estão as tensões efetivamente providas pelas Distribuidoras aos consumidores e as tensões contratadas.

Exemplo: no caso de consumidores atendidos em 220V, consideram-se adequados níveis de tensão entre 202V e 231V. Para consumidores atendidos em 110V, consideram-se adequados níveis de tensão entre 101V e 116V. Maiores detalhes podem ser obtidos em http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/M%C3%B3dulo8_Revis%C3%A3o_7.pdf - pág. 33.

Porque os indicadores usados nessa seção são calculados pelas Distribuidoras a cada trimestre.

Da mesma maneira em que é feito para os gráficos mensais.

Como 1 trimestre corresponde a 3 meses, o valor do gráfico apresentado para um determinado trimestre corresponde aos dados de 4 trimestres.

Por exemplo: se o gráfico apresentar valor 94,3% para o 1º trimestre de 2016, isso significa que esse valor foi obtido por meio de dados do 2º, 3º e 4º trimestre de 2015 e do 1º trimestre de 2016.

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Os Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST, no item 2 da seção 8.1, discorre acerca dos indicadores de Conformidade de Nível de Tensão em Regime Permanente:

- Duração relativa da transgressão de tensão precária equivalente (DRPe): Indicador coletivo referente ao percentual de leitura nas faixas de tensão precária para as unidades consumidoras da amostra.

Duração relativa da transgressão de tensão crítica (DRCe): Indicador coletivo referente ao percentual de leitura nas faixas de tensão crítica para as unidades consumidoras da amostra.

Em resumo, o que cada um desses indicadores representa é o percentual de tempo médio em que os níveis de tensão da energia fornecida pela distribuidora estiveram em níveis precário ou crítico, ou seja, inadequados.

O que o gráfico apresenta é justamente o percentual de tempo em que os níveis de tensão da energia fornecida pela distribuidora estiveram em níveis adequados, ou seja:

100% - [percentual de tempo em que os níveis de tensão foram precários] - [percentual de tempo em que os níveis de tensão foram críticos]

Exemplo: no caso de consumidores atendidos em 220V, consideram-se adequados níveis de tensão entre 202V e 231V. Para consumidores atendidos em 110V, consideram-se adequados níveis de tensão entre 101V e 116V. Maiores detalhes podem ser obtidos em http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/M%C3%B3dulo8_Revis%C3%A3o_7.pdf - pág. 33.

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A Resolução Normativa nº 414/2010 determina prazos às Distribuidoras para a execução de serviços comerciais.

No Painel de Desempenho, esses serviços estão agrupados em 6 grupos:

- Pedidos de ligação nova sem obra:

  • Vistoria,  área urbana (art. 30)
  • Ligação, grupo B, área urbana (art. 31)
  • Vistoria,  área rural (art. 30)
  • Ligação, grupo A (art. 31)
  • Ligação, grupo B, área rural (art. 31)

- Pedidos de ligação nova com obra:

  • Informar o resultado do Comissionamento das Obras (art.37)
  • Conclusão das Obras de até 1 km na rede aérea primária (art.34)
  • Conclusão das Obras na rede aérea secundária (art.34)
  • Estudo, Projeto, Orçamento e informação ao interessado (art.32)
  • Conclusão das Obras não abrang. nos inc. I e II do art. 34 (art.34)
  • Novo Comissionamento das Obras quando da reprovação (art.37)
  • Reanálise de Projeto Particular (art.27B)
  • Início de Obras (art.34)
  • Análise Projeto Particular (art.27B)

- Pedidos de religação:

  • Religação, normal, área rural (art.176)
  • Religação, normal, área urbana (art.176)
  • Religação, suspensão indevida (art.176)
  • Religação, urgência, área rural (art.176)
  • Religação, urgência, área urbana (art.176)

- Solução de reclamações:

  • Informação dos atendimentos comerciais realizados (art.199)
  • Solução de Reclamação com visita técnica (art.197)
  • Solução de Reclamação (art.197)

- Pedidos de aferição de medidores:

  • Aferição de Medidores (art.137)
  • Reclamação de cobrança ou devolução de diferenças (art.133)
  • Substituição de Medidor por deficiência  (art.115)

- Ressarcimento de danos em equipamentos elétricos

  • Pagamento, ressarcimento de danos elétricos (art.208)
  • Análise Final,  ressarcimento de danos elétricos (art.207)
  • Verificação, "geladeira", ressarcimento de danos elétricos (art.206)
  • Verificação, equipamento, ressarcimento de danos elétricos (art.206)

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