Ir para o conteúdo
ancora-conteudo
Voltar

Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica

O objetivo do Programa de P&D é alocar adequadamente recursos humanos e financeiros em projetos que demonstrem a originalidade, aplicabilidade, relevância e a viabilidade econômica de produtos e serviços, nos processos e usos finais de energia. Busca-se promover a cultura da inovação, estimulando a pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico brasileiro, criando novos equipamentos e aprimorando a prestação de serviços que contribuam para a segurança do fornecimento de energia elétrica, a modicidade tarifária, a diminuição do impacto ambiental do setor e da dependência tecnológica do país.

Voltar

Elaboração e envio de arquivos

Elaboração e envio de arquivos

por: SPE - publicado: 11/04/2016 15:22, última modificação: 31/01/2017 10:47

O envio dos arquivos de propostas e relatórios finais de projetos deve ser feito pelas distribuidoras de energia elétrica conforme as regulamentações vigentes.

O documento Instruções para Elaboração e Envio de Arquivos para Cadastro no Sistema de Gestão de P&D ANEEL apresenta as instruções para formatação de nome, elaboração e envio de arquivos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica à ANEEL. São apresentados as informações necessárias para cadastro dos responsáveis das empresas de energia elétrica para envio dos arquivos, eletrônicos ou PDF (Portable Document Format), para cadastro no Novo Sistema de Gestão de P&D ANEEL e os modelos de arquivo para informação da movimentação financeira das contas contábeis de Pesquisa e Desenvolvimento, para elaboração do Plano Estratégico de investimentos em P&D, para elaboração de propostas de Projetos de P&D e de Gestão, para informação de interesse na execução de Projetos de P&D, para informação da data de início de execução de Projetos de P&D e de Gestão e para elaboração dos relatórios finais e de auditoria contábil e financeira de Projetos de P&D e de Gestão.

Orientação de Acesso ao Sistema DUTO

O DUTO e o DUTONET são os  instrumentos a serem utilizados como meio de transmissão para todos os arquivos a serem enviados para a ANEEL. Os arquivos serão transmitidos utilizando a Internet, através de um canal criptografado de maneira a garantir a confidencialidade dos dados. Apenas os usuários autorizados das Empresas reguladas poderão fazer a transmissão dos arquivos e monitorar o estado de processamento dos arquivos após sua chegada na ANEEL.

O sistema DUTO destina-se à transmissão de formulários XML. O acesso é feito pelo Link: https://duto.aneel.gov.br/duto/

O sistema DUTONET destina-se à transmissão dos demais tipos de arquivos .O acesso é feito pelo Link: http://duto.aneel.gov.br/dutonet/DutoNet.aspx.

Para solicitar acesso aos sistemas para o envio de arquivos para os programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e de Eficiência Energética(EE) , é necessário encaminhar ao Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética uma carta ou oficio de solicitação contendo as seguintes informações:

1.Empresas a serem representadas

2.Programa (EE e/ou P&D)

3.Nome do usuário

4.CPF do usuário

5.Endereço de e-mail

6.Telefone

A carta ou ofício deve conter a assinatura do representante legal da empresa e ser cadastrada no Protocolo Geral da ANEEL.

Em caso de problemas com o cadastro, acesso aos sistemas, e/ou envio de arquivos, o usuário deve entrar em contato com o suporte técnico da ANEEL por meio dos seguintes canais:

E-mail: servicedesk@aneel.gov.br

Telefone: (61) 2192 8670