Ir para o conteúdo
ancora-conteudo
Voltar

Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica

O objetivo do Programa de P&D é alocar adequadamente recursos humanos e financeiros em projetos que demonstrem a originalidade, aplicabilidade, relevância e a viabilidade econômica de produtos e serviços, nos processos e usos finais de energia. Busca-se promover a cultura da inovação, estimulando a pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico brasileiro, criando novos equipamentos e aprimorando a prestação de serviços que contribuam para a segurança do fornecimento de energia elétrica, a modicidade tarifária, a diminuição do impacto ambiental do setor e da dependência tecnológica do país.

Voltar

Rede de Inovação no Setor Elétrico - RISE

Rede de Inovação no Setor Elétrico - RISE

por: SPE - publicado: 05/04/2018 00:35, última modificação: 18/04/2018 00:46

A Parceria Estratégica ANEEL e a Agência de Cooperação Alemã – GIZ organizam os passos iniciais para a estruturação da Rede de Inovação do Setor Elétrico – RISE aplicada à Mobilidade Elétrica, por meio de uma reunião realizada em Brasília em 04/4/2018.

No processo de construção da RISE foram convidados representantes das empresas do setor elétrico, da indústria e de institutos de pesquisa e universidades, para promover ambientes de inovação propícios a criação de produtos tecnológicos com inserção no mercado, de modo a impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil.

A SPE/ANEEL pretende assim estimular pesquisas aplicadas alinhadas com o setor industrial, no ambiente atual repleto de mudanças disruptivas, identificando desafios e oportunidades de desenvolvimento tecnológico e garantindo o equilíbrio entre os agentes e a sociedade.

A reunião contou com apresentações da SPE/ANEEL e de convidados e com discussões em grupos temáticos, com vistas à coleta de subsídios técnicos para a publicação de uma Chamada Estratégica no tema, bem como já identificar ações regulatórias cabíveis. 

Reunião Técnica RISE (04/04/2018)