Programa de Eficiência Energética

por: SPE - publicado: 17/11/2015 13:57, última modificação: 29/09/2016 14:24

O objetivo do PEE é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Busca-se maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética,  estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.

Voltar

Medição e Verificação (M&V)

Medição e Verificação (M&V)

por: SPE - publicado: 03/03/2016 15:57, última modificação: 02/03/2017 16:18
Afinal, o que é M&V?
  • Trata-se de procedimentos e metodologias de apuração dos resultados energéticos de projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Eficiência Energética Regulado pela ANEEL (PEE). As metodologias, baseadas no Protocolo Internacional para Medição e Verificação de Performance (PIMVP), representam uma iniciativa relevante para uma avaliação mais criteriosa dos resultados dos projetos do PEE e na sua uniformização pelas diversas distribuidoras. Dessa forma, as informações obtidas e geradas nos procedimentos de M&V poderão constituir um banco de dados que permita avaliar o real impacto do PEE no consumo de energia elétrica do país.

Histórico do M&V no Programa de Eficiência Energética
  • Apesar de ser reconhecido internacionalmente, o PIMVP aborda a medição e verificação dos resultados de projetos de eficiência energética de maneira muito abrangente e não contempla algumas situações específicas, próprias do PEE, tais como os projetos voltados a Comunidades de Baixo Poder Aquisitivo, que exigem uma estratégia diferenciada para M&V devido ao público alvo. 

  • Diante das especificidades de nosso mercado, em 2008 a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE) comprometeu-se com o desenvolvimento de uma proposta para definir procedimentos detalhados por uso final para o M&V do PEE. O Instituto ABRADEE ficou responsável pela contratação das executoras do projeto, a ICF Consultoria do Brasil Ltda (ICF) e a Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (FUPAI), e pela coordenação das atividades entre as empresas distribuidoras cooperadas, as empresas executoras e a ANEEL. Como principal resultado do projeto, destaca-se a definição de metodologias de M&V por uso final, levando em conta o erro, os custos envolvidos na medição, custo total do projeto e da energia economizada. 

  • Com vistas a aprimorar os procedimentos para a execução do PEE, por meio de convênio firmado entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e a ANEEL, foram validadas as metodologias de M&V definidas no projeto cooperado da ABRADEE, e foi desenvolvido também um "Guia de M&V" descrevendo os procedimentos de M&V, assim como documentos complementares que devem servir às distribuidoras de energia elétrica no processo de levantar, tratar e relatar os dados de M&V dos projetos implementados. Tanto o "Guia de M&V", como seus documentos complementares (planos, planilhas, relatórios, etc.), passaram por um processo de teste com dados reais adquiridos de projetos aleatórios implementados pelas distribuidoras.

Sobre o Guia de M&V
  • Em 30 de agosto de 2014, a SPE/ANEEL promoveu o lançamento do Guia de Medição e Verificação (Guia de M&V) aplicável a projetos desenvolvidos no âmbito do PEE. A publicação busca aperfeiçoar e padronizar as metodologias de medição e verificação dos resultados desses projetos. 
  • O objetivo do Guia é padronizar as ações de M&V para as ações de eficiência energética mais comuns, de modo que os resultados obtidos nas diversas distribuidoras e regiões do país possam ser somados, constituindo-se em um poderoso banco de dados sobre o uso das instalações e resultados obtidos pelas ações de eficiência energética. A apostila, dividida em 2 partes e 7 módulos, contém os dispositivos utilizados no treinamento de empresas de distribuição de energia elétrica, efetuado pela ANEEL, seguidos de breves comentários, como os que são feitos durante a explanação em sala. Contém também uma orientação para a execução dos exercícios práticos com as planilhas do Guia. 

1.1 - Treinamento Guia M&V 
1.2 - Treinamento Guia M&V 
1.3 - Treinamento Guia M&V 
1.4 - Treinamento Guia M&V 
2.1 - Treinamento Guia M&V 
2.2 - Treinamento Guia M&V 
2.3 - Treinamento Guia M&V

O treinamento 
  • O treinamento sobre Medição e Verificação (M&V) em Projetos de Eficiência Energética integrou uma série de capacitações com o objetivo de treinar funcionários das concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica na nova sistematização das metodologias de apuração dos resultados no âmbito do PEE. As metodologias, baseadas no Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance (PIMVP), representam uma iniciativa relevante para uma avaliação mais criteriosa dos resultados dos projetos do PEE e na sua uniformização pelas diversas distribuidoras. Foi ministrado curso para quatro turmas, totalizando cerca de 65 representantes das distribuidoras de energia elétrica treinados.
Os vídeos
  • Buscando ampliar o alcance dos conceitos de Medição e Verificação (M&V), a ANEEL, em conjunto com a GIZ, idealizaram a utilização de elementos de Educação a Distância - EaD. Trata-se de uma forma de capacitação mediada por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam separados no espaço e/ou no tempo. A principal vantagem dessa modalidade vem da possibilidade de o capacitando poder compatibilizar seu aprendizado em seu tempo disponível.

  • Os vídeos dos treinamentos podem ser acessados aqui

Documentos de M&V para consulta e orientação