Programa de Eficiência Energética

por: SPE - publicado: 17/11/2015 13:57, última modificação: 24/12/2019 10:48

O objetivo do PEE é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Busca-se maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética,  estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.

Voltar

OPEE - Observatório do Programa de Eficiência Energética

OPEE - Observatório do Programa de Eficiência Energética

por: SPE - publicado: 17/02/2020 14:55, última modificação: 17/02/2020 15:44

Em operação desde fevereiro de 2020, o Observatório do Programa de Eficiência Energética - OPEE passa a funcionar como uma plataforma em nuvem que auxiliará a ANEEL, as empresas distribuidoras de energia e demais interessados no acompanhamento e gestão do Programa de Eficiência Energética – PEE.

No ano em que o programa completa 20 anos, foi lançada a ferramenta que reúne diversas funcionalidades como envio de projetos, planos de gestão, movimentação financeira, e demais informações que permitam a geração de indicadores e índices relativos aos investimentos realizados no âmbito do PEE.  

Como principais atributos do OPEE, pode-se citar o maior detalhamento das informações de projetos traduzidos em diversos indicadores a serem utilizados como suporte na tomada de decisões pela ANEEL em suas avaliações, além de compor um repositório disponível com todos os projetos cadastrados.  Do outro lado, deve proporcionar às distribuidoras o aprimoramento na elaboração de propostas e melhor eficiência na interação com a ANEEL ao centralizar o envio de dados e recebimento de avaliações. Além disso, a ferramenta garante o acesso amplo e aberto a qualquer interessado, garantindo maior transparência de informações e prestação de contas do programa à sociedade.

O sistema é fruto de um módulo específico do projeto de P&D SIASE – Sistema de Inteligência Analítica do Setor Elétrico e foi desenvolvido com o suporte da SPE e SGI para suprir uma lacuna diante da ausência de um sistema dedicado à gestão do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL.

O link para acesso do OPEE é: https://www.siase.org.br/webOpee/