Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica
O objetivo do Programa de P&D é alocar adequadamente recursos humanos e financeiros em projetos que demonstrem a originalidade, aplicabilidade, relevância e a viabilidade econômica de produtos e serviços, nos processos e usos finais de energia. Busca-se promover a cultura da inovação, estimulando a pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico brasileiro, criando novos equipamentos e aprimorando a prestação de serviços que contribuam para a segurança do fornecimento de energia elétrica, a modicidade tarifária, a diminuição do impacto ambiental do setor e da dependência tecnológica do país.
Regulamentações anteriores
Regulamentações anteriores
por: SPE - publicado: 11/04/2016 15:17, última modificação: 31/01/2017 10:50
As normas passadas que regeram o programa de P&D da ANEEL são disponibilizadas para pesquisa e divulgação de informações, juntamente com demais normas correlatas.
- Aprova o Manual para Auditoria dos Programas de Eficiência Energética e de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica regidos pelas Resoluções Normativas nº 176/2005 e 219/2006, e respectivas regulamentações anteriores.
- Altera o art. 5º e inclui os arts. 17 e 18 na Resolução Normativa n° 316, de 13/05/2008, corrigindo a denominação do Manual de Contabilidade do Setor Elétrico (MCSE) e facultando às empresas, independentemente da entrada em operação comercial do empreendimento, a antecipação de investimentos em projetos de P&D, para compensação futura. * No período anterior à publicação da Lei 9.991/2000 para algumas concessionárias tinham previstas cláusulas específicas de investimento obrigatório em P&D em seus contratos de concessão.
- Estabelece os critérios e procedimentos para o cálculo, a aplicação e o recolhimento, pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas, dos recursos previstos na Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000.
- Aprova o Manual dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, versão 2006, bem como aprova a inclusão de alterações no Manual de Contabilidade do Serviço Público de Energia Elétrica, altera o art. 7º da Resolução ANEEL 271 de 19.07.2000 e o parág. 1º do art. 1º da Resolução ANEEL 185 de 21.05.2001.
- Estabelece critérios para cálculo e aplicação dos recursos destinados à Pesquisa e Desenvolvimento, bem como em Eficiência Energética, pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica.
- Prorroga o prazo de recolhimento da parcela dos recursos destinados à Pesquisa e Desenvolvimento – P&D para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT.
- Aprova o Manual dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro.
- Estabelece para os concessionários e permissionários do serviço público de distribuição de energia elétrica, os critérios de aplicação de recursos em ações de combate ao desperdício de energia elétrica e pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor elétrico brasileiro.
- Delega competência aos Superintendentes da Superintendência de Regulação da Comercialização da Eletricidade - SRC, da ANEEL, para praticar atos administrativos de aprovação de programas de eficiência energética e dos padrões das concessionárias, e da Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição - SRD, para aprovação dos Programas de Pesquisa apresentados pelas concessionária.
O Manual do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica de maio de 2006 apresenta, entre outras, as seguintes informações:
- Apresentação;
- Conceitos e Definições Básicas;
- Aspectos Legais e Regulatórios;
- Elaboração das Propostas de Programas de P&D;
- Submissão e Aprovação dos Programas;
- Acompanhamento da Execução e Fiscalização dos Programas de P&D;
- Contabilização dos Gastos Realizados;
- Áreas de Investimento em P&D - Propriedade Intelectual;
- Anexos:
A. Parecer de Avaliação de Projetos de P&D;
B. Sistema de Gestão de P&D. Visão Geral;
C. Manual do Formulário de Projeto;
D. Manual do Formulário de Programa;
E. Manual do Sistema de Gestão de P&D on-line.
O Manual para Elaboração de Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro de novembro de 2001 apresenta, entre outras, as seguintes informações:
- Apresentação;
- Definições Básicas;
- Prog. para Elaboração de Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico;
- Critérios de Avaliação de Projetos;
- Implementação;
- Contabilização e Controle dos Gastos;
- Agentes Participantes;
- Direitos de Propriedade Intelectual;
- Linhas de Pesquisa;
- Benefícios de Projetos P&D.
O Manual para Elaboração de Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro do ciclo 1999/2000 apresenta, entre outras, as seguintes informações:
- Apresentação;
- Definições Básicas;
- Prog. para Elaboração de Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico;
- Critérios de Avaliação de Projetos;
- Implementação;
- Contabilização e Controle dos Gastos;
- Agentes Participantes;
- Direitos de Propriedade Intelectual;
- Linhas de Pesquisa;
- Benefícios de Projetos P&D.
- Consulte aqui.
- Consulte aqui.