Qualidade do Produto

por: SRD - publicado: 28/01/2016 14:59, última modificação: 11/03/2016 10:20

A qualidade do produto se refere à conformidade de tensão em regime permanente e as perturbações na forma de onda de tensão. Destacam-se nesse quesito os indicadores coletivos DRPE e DRCE, obtidos a partir da campanha de medição amostral instituída pela ANEEL.

Os indicadores de tensão em regime permanente são apurados trimestralmente, a partir de medições amostrais realizadas pelas distribuidoras em unidades consumidoras sorteadas dentro de sua área de concessão ou permissão. Para cada unidade consumidora, a tensão é medida ao longo de uma semana, e são apurados os indicadores DRP (duração relativa da transgressão de tensão precária) e DRC (duração relativa da transgressão de tensão crítica), que expressam o percentual do tempo no qual a unidade consumidora permaneceu com tensão precária e com tensão crítica.

A ANEEL estabelece limites para os indicadores de tensão em regime permanente: 3% para o DRP e 0,5% para o DRC.

Quando há transgressão desses limites, a distribuidora deve regularizar o atendimento e compensar financeiramente o consumidor. A compensação é automática, e deve ser paga até que a distribuidora regularize a tensão fornecida ao consumidor. 

A partir dos indicadores DRP e DRC das unidades consumidoras, são apurados os indicadores coletivos, DRPE (duração relativa da transgressão de tensão precária equivalente) e DRCE (duração relativa da transgressão de tensão crítica equivalente), que expressam a média dos indicadores individuais DRP e DRC. 

Maiores detalhes sobre a regulação do assunto estão disponíveis no Módulo 8 do PRODIST.

Clique aqui para consultar os indicadores de conformidade do nível de tensão das distribuidoras.

Outros Indicadores

Outros indicadores associados à distribuição de energia elétrica podem ser consultados na página "Indicadores da Distribuição".