Qualidade do Produto
por: SRD - publicado: 28/01/2016 14:59, última modificação: 11/03/2016 10:20
A qualidade do produto se refere à conformidade de tensão em regime permanente e as perturbações na forma de onda de tensão. Destacam-se nesse quesito os indicadores coletivos DRPE e DRCE, obtidos a partir da campanha de medição amostral instituída pela ANEEL.
Os indicadores de tensão em regime permanente são apurados trimestralmente, a partir de medições amostrais realizadas pelas distribuidoras em unidades consumidoras sorteadas dentro de sua área de concessão ou permissão. Para cada unidade consumidora, a tensão é medida ao longo de uma semana, e são apurados os indicadores DRP (duração relativa da transgressão de tensão precária) e DRC (duração relativa da transgressão de tensão crítica), que expressam o percentual do tempo no qual a unidade consumidora permaneceu com tensão precária e com tensão crítica.
A ANEEL estabelece limites para os indicadores de tensão em regime permanente: 3% para o DRP e 0,5% para o DRC.
Quando há transgressão desses limites, a distribuidora deve regularizar o atendimento e compensar financeiramente o consumidor. A compensação é automática, e deve ser paga até que a distribuidora regularize a tensão fornecida ao consumidor.
A partir dos indicadores DRP e DRC das unidades consumidoras, são apurados os indicadores coletivos, DRPE (duração relativa da transgressão de tensão precária equivalente) e DRCE (duração relativa da transgressão de tensão crítica equivalente), que expressam a média dos indicadores individuais DRP e DRC.
Maiores detalhes sobre a regulação do assunto estão disponíveis no Módulo 8 do PRODIST.
Clique aqui para consultar os indicadores de conformidade do nível de tensão das distribuidoras.
Outros Indicadores
Outros indicadores associados à distribuição de energia elétrica podem ser consultados na página "Indicadores da Distribuição".
Aspectos da Qualidade na Distribuição
- Qualidade na Distribuição
- Qualidade do Serviço
- Qualidade do Produto
- Qualidade do Atendimento Comercial
- Qualidade do Atendimento Telefônico
- Tratamento das Reclamações
- Tempo de Atendimento às Ocorrências
- Ranking da Continuidade
- Segurança do Trabalho e das Instalações