Relacionamento com Agências Estaduais


Uma vez que a Agência Nacional de Energia Elétrica está localizada apenas em Brasília – DF, sem escritórios regionais, ela se vale da prerrogativa disposta na Lei nº 9.427/1996 para descentralizar algumas de suas atividades a Unidades da Federação. Após assinatura de convênio, elas passam a ser desenvolvidas também por Agências Reguladoras Estaduais de Serviços Públicos. O bom relacionamento com essas agências, portanto, é fundamental para a realização de ações integradas e efetivas.

Entre as atividades delegadas pela ANEEL, estão:

  • Fiscalização. Verificação econômica e financeira das concessionárias e dos serviços e instalações de energia elétrica;
     
  • Mediação. Tratamento das solicitações e reclamações de consumidores (ouvidoria e mediação);
     
  • Apoio à regulação. Apoio aos processos regulatórios e de outorgas, quando autorizado pelo poder concedente.
     

Benefícios para os envolvidos

A cooperação efetiva entre a ANEEL e suas delegadas deve ser conduzida como uma verdadeira parceria, na qual as partes envolvidas (ANEEL e Agências Reguladoras Estaduais conveniadas) devem comungar habilidades, talentos e recursos, tendo em mente o interesse público. Veja como todos os envolvidos encontram vantagem nessa relação:

  • Consumidor. Passa a contar com a proximidade de uma Agência Reguladora Estadual delegada da ANEEL. Por meio dela, consegue obter com agilidade as informações sobre a prestação do serviço de energia elétrica e, ainda, registrar as suas reclamações referentes aos serviços prestados pela concessionária.
     
  • Empresas do setor elétrico. Ganham agilidade na obtenção de informações e no encaminhamento das suas demandas. Havendo discordância quanto às decisões adotadas pela Agência Reguladora Estadual delegada, os agentes (concessionárias,permissionárias e autorizadas) podem, a seu critério, recorrer à ANEEL.
     
  • Estados e Agências Estaduais conveniadas. Quando trabalham em parceria com a ANEEL, os Estados e o Distrito Federal passam a contribuir para a melhoria na prestação dos serviços públicos locais, cumprindo seu papel constitucional e fortalecendo sua imagem. Ao tornarem-se delegadas, as Agências Reguladoras Estaduais não oneram o tesouro estadual, pois os  recursos necessários à execução das atividades descentralizadas são repassados pela ANEEL.
     

Governança da Descentralização

Uma equipe da ANEEL é dedicada à gestão dos contratos de descentralização. A eles cabe, entre outros, a coordenação da celebração dos Convênios de Cooperação, cuja vigência tem prazo indeterminado, e os contratos advindos desse convênio, cada qual com objetivos, resultados esperados e duração determinada.

Também cabe à equipe a análise da compatibilidade entre os planos e contratos de metas das atividades descentralizadas, a orientação e o apoio às articulações entre a ANEEL e os representantes das Agências Estaduais no âmbito do desenvolvimento das ações descentralizadas.

Tal governança é regida pela metodologia expressa na Resolução Normativa n.º 417/2010, aprimorada pela Resolução Normativa nº 582/2013 e da Portaria nº 2.886/2013. Ao reforçar o foco do processo nos produtos e na qualidade do resultado apresentado, ela estimula a eficiência e a busca por parcerias duradouras.

Agências estaduais e interlocução com a sociedade

No processo de constante interlocução com a sociedade, a ANEEL e as Agências Estaduais conveniadas têm o compromisso de tratar as demandas e interesses de consumidores e agentes do setor elétrico de forma isonômica, transparente e efetiva, buscando sempre o equilíbrio entre as partes e, de forma reflexa, contribuindo para difundir a cultura da regulação e reduzir a assimetria de informação.

Reforçando esse compromisso, a ANEEL promove anualmente o encontro A Busca do Entendimento, evento que propicia uma oportunidade de efetiva integração entre as equipes da ANEEL e das Agências Estaduais. Por meio de palestras e trabalhos em grupo, elas buscam nivelar os procedimentos indispensáveis à resolução de conflitos envolvendo as distribuidoras e seus consumidores.

Desde 2012, a Ouvidoria de cada Agência Estadual atende pelo número telefônico 0800-727-0167, de abrangência nacional.
 

Contatos das Agências Estaduais Conveniadas


ARCE – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará
0800 727 0167 

ARSEP – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte
0800 727 0167 

ARPB– Agência de Regulação do Estado da Paraíba
0800 727 0167 

ARPE – Agência de Regulação de Pernambuco
0800 727 0167 

ARSAL – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas
0800 727 0167 

AGER – Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso
0800 727 0167 

AGR – Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos
0800 727 0167 

AGEPAN – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do Mato Grosso do Sul
0800 727 0167 

ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo
0800 727 0167 

AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul
0800 727 0167  

 

Link para Reuniões da Diretoria
Link para Ouvidoria Institucional
Link para Informações Gerenciais
Link para Relatório da Aneel
Link para Transparência