Registro do Leilão de Transmissão 11/2013, promovido pela ANEEL na Bolsa de Valores de São paulo. Crédito: Bovespa/divulgação.

Relacionamento com Investidores

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) valoriza e estimula o relacionamento com investidores no setor de energia elétrica. O Objetivo é incentivar a ampliação da oferta de serviços e da competitividade nos leilões e processos licitatórios promovidos pela Agência.

Há dois tipos de investidores no setor elétrico: aqueles que aportam recursos na construção de empreendimentos de geração, transmissão e distribuição (processo que se inicia pela participação nos leilões de concessão) e os que negociam ações dessas empresas na Bolsa de Valores. A Agência trabalha para estimular a confiança deles na estabilidade do setor, por meio de uma regulação equilibrada e que ofereça a máxima transparência para os interessados. 

Relacionamento com investidores em eventos 

Os diretores e as lideranças da ANEEL frequentemente participam de workshops e seminários realizados por grandes bancos e administradores de fundos. Nesses momentos, apresentam dados atualizados e as posições da Agência sobre os assuntos em voga no mercado.

A ANEEL também promove regularmente os Encontros com Analistas de Investimento do Setor Elétrico (abaixo), oportunidade na qual pelo menos um dos diretores da Agência responde a dúvidas desse grupo de formadores de opinião. Os frequentadores avaliam positivamente essas reuniões, destacando a profundidade de tratamento dos temas abordados.

Foto de Encontro da ANEEL com Analistas de Investimento, reunião trimestral com a Diretoria da ANEEL promovida em Brasília.

Participação em audiências e consultas públicas

Os investidores, analistas e consultores de investimento também participam das audiências e consultas públicas promovidas pela ANEEL e seus pontos de vista são considerados para a elaboração de normativos. As reuniões presenciais das audiências sobre a metodologia de revisão tarifária, em 2014 e 2015, foram amplamente prestigiadas pelo segmento. 

Representantes desse público também costumam ser chamados a opinar em reuniões técnicas de temas afetos a ele, como as de estudo de referências para melhoria da fiscalização econômico-financeira das empresas do setor elétrico. As contribuições nessas ocasiões são fundamentais para que a ANEEL trave contato com a experiência do mercado e reduza a assimetria de informação de parte a parte. 

Relacionamento com Investidores do Setor Elétrico
Telefone: +55 61 2192-8906
E-mail: institucional@aneel.gov.br