Resultados dos Leilões de Geração

Resultados dos Leilões de Geração

por: SEL - publicado: 26/01/2016 17:32, última modificação: 13/07/2016 10:50
 

Os principais tipos de Leilões de Geração de Energia são:

Leilão de Energia Nova: tem como finalidade atender ao aumento de carga das distribuidoras no futuro a partir de empreendimentos que não entraram em operação comercial (tanto usinas não construídas como as em implantação), portanto ainda não despacham energia no mercado.  Este leilão pode ser de dois tipos: A -5 (usinas cujo início de entrega de energia no mercado regulado se dará em 5 anos) e A -3 (usinas cujo início de entrega de energia no mercado regulado se dará em 5 anos).

Leilão de Energia Existente: tem como foi criado para que as distribuidoras possam ajustar suas demandas e contratar energia gerada por usinas já construídas e que estejam em operação, cujos investimentos já foram amortizados e, portanto, possuem um custo mais baixo. O início da entrega de energia geralmente dá-se um ano após a Portaria que instituiu o Leilão.

Leilão de Energia Reserva: a contratação da energia de reserva foi criada para elevar a segurança no fornecimento de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), com energia proveniente de usinas especialmente contratadas para esta finalidade – seja de novos empreendimentos de geração ou de empreendimentos existentes.

Leilão de Ajuste: os leilões de ajuste visam a adequar a contratação de energia pelas distribuidoras, tratando eventuais desvios oriundos da diferença entre as previsões feitas distribuidoras em leilões anteriores e o comportamento de seu mercado. Seus contratos são geralmente de curta duração (3 meses a 2 anos).

Leilão de Fontes Alternativas: visam aumentar a participação no mercado regulado e na matriz energética brasileira, de fontes renováveis – eólica, biomassa e energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Leilões estruturantes: destinam-se à compra de energia proveniente de projetos de geração indicados por resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e aprovados pelo presidente da República. Referem-se geralmente a empreendimentos de grande porte, tendo em vista seu caráter estratégico e o interesse público.


Resultado de Leilões

Resultado de Leilões

por: SEL - publicado: 01/03/2016 09:37, última modificação: 13/07/2016 10:52

As licitações para outorga de concessão para exploração de aproveitamentos hidrelétricos e de transmissão realizados pela ANEEL estão resumidas nas tabelas a seguir, onde pode-se observar, além das datas marco de cada uma das licitações, o resultado das mesmas, incluindo os valores mínimos e pagos, bem como os respectivos vencedores.

Resumo dos resultados dos leilões de geração no ACR de 2005 a 2016.

Resumo dos resultados dos leilões de transmissão até 2015.