INOVAÇÃO

Aberto hoje (2/8) maior evento de P&D e Eficiência Energética do setor elétrico, na Paraíba

Promovidos pela ANEEL, foram abertos nesta quarta-feira (2/8) o IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL).

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 02/08/2017 | 14:39

Última modificação: 03/08/2017 | 10:29

CItenel Seenel 2017

Promovidos pela ANEEL, foram abertos nesta quarta-feira (2/8) o IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL). Os eventos ocorrem no Centro de Convenções de João Pessoa, com o tema central “Inovação e Integração: Respostas Locais a Barreiras Globais”.

A abertura contou com a presença dos diretores da ANEEL André Pepitone da Nóbrega, José Jurhosa Junior, Reive Barros e Tiago Correia. Em sua fala inaugural, o diretor Nóbrega falou sobre a relevância das transformações que a tecnologia oferece à sociedade e questionou como o setor elétrico brasileiro deve lidar com essa evolução. “A melhor maneira de lidar com a mudança é por meio da inovação. Devemos aplicar inovação na gestão das empresas, inovação nas tecnologias utilizadas e inovação nos serviços oferecidos”, frisou Nóbrega.


Os diretores da ANEEL André Pepitone da Nóbrega, José Jurhosa Junior, Reive Barros e Tiago Correia.

Participaram da cerimônia o assessor especial do Ministério de Minas e Energia, Guilherme Sirkis, o Secretário de Recursos Hídricos, dos Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo Lins Filho, o Vice-presidente do Conselho de Administração da Energisa, Ricardo Perez Botelho, e o Diretor-presidente da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB), Severino Ramalho Leite. A palestra magna da edição de 2017 do Congresso e Seminário foi apresentada pelo gerente-geral da General Eletric Capital Aviation Services da América Latina e Caribe, Gilberto Peralta.


Gerente-geral da General Eletric Capital Aviation
Services da América Latina e Caribe, Gilberto Peralta.


O CITENEL e SEENEL são eventos bianuais realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para apresentação e discussão de resultados alcançados nos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de Eficiência Energética (EE) das empresas do setor elétrico brasileiro.

No período da tarde, a ANEEL lançará em seu estande a 7ª edição da Revista de P&D e a 3ª edição da Revista de Eficiência Energética. Nesta edição, a Revista de P&D apresenta 23 projetos, suas contribuições para o desenvolvimento tecnológico do setor e potencial de aplicabilidade. A revista traz ainda artigos técnicos sobre os desafios e as perspectivas da inovação no setor de energia elétrica.  A Revista de Eficiência Energética traz artigos de especialistas e 20 informes técnicos com projetos desenvolvidos por concessionárias de energia elétrica.



Veja a programação: