P&D

Agência aprova 23 propostas da chamada de P&D sobre armazenamento de energia

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 29/03/2017 | 09:17

Última modificação: 29/03/2017 | 09:20

A Aneel aprovou hoje (28) as avaliações iniciais de 11 propostas de projetos de P&D submetidas à Chamada do Projeto de P&D Estratégico nº 21/2016. Outras 12 propostas foram aprovadas com recomendações e outras seis foram reprovadas. Para a seleção foram empregados os critérios de originalidade, aplicabilidade, relevância e custos.

A Chamada de P&D Estratégico 21/2016 tem como objetivo o desenvolvimento de projetos para avaliação e inserção de sistemas de armazenamento de energia no setor elétrico brasileiro, de forma integrada e sustentável, e criar condições para o desenvolvimento de base tecnológica, propriedade intelectual (patentes) e infraestrutura de produção nacional.

Neste sentido as propostas recebidas contemplaram diversas tecnologias de armazenamento de energia desde baterias de íon de lítio, aplicadas principalmente para as situações em que se necessita locomoção e mobilidade do sistema de armazenamento, até aplicações como baterias de chumbo-ácido, hidrogênio, usinas reversíveis e estocagem de ar comprimido em cavernas de sal.

As próximas etapas do cronograma de execução da chamada incluem a apresentação do interesse de execução do projeto pelo proponente e o desenvolvimento do projeto, com data limite para conclusão 10/05/2021.

Veja quadro com o resultado das avaliações: