GERAÇÃO

ANEEL acompanha comitiva presidencial no acionamento de duas termelétricas no AP

Autor: AID

Publicação: 21/11/2020 | 17:59

Última modificação: 21/11/2020 | 20:35

 

O diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, integrou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro que esteve neste sábado no Amapá para acompanhar o acionamento de duas usinas termelétricas que vão abastecer o Estado.

As duas usinas tiveram a operação comercial autorizada nesta semana pela ANEEL. A UTE Santana II possui 24 unidades geradoras de 1.230 quilowatts (kW) cada, totalizando potência instalada de 29,52 megawatts (MW), e a UTE Santa Rita, 20 unidades geradoras de 1.224 kW cada, totalizando 24,28 MW de potência instalada. Operadas pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil S. A. – Eletronorte, as usinas trarão uma ajuda substancial para o suprimento de energia no Estado do Amapá.



O acionamento das usinas foi acompanhado por outras autoridades, como o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Em seu discurso, o presidente Bolsonaro destacou a atuação da ANEEL , do Ministério de Minas e Energia e do ONS nos esforços para acelerar o restabelecimento da energia no Estado.

A ANEEL segue trabalhando sem medir esforços para ajudar o  Amapá a normalizar a situação do fornecimento de energia, com equipes permanentemente no Estado desde o dia seguinte ao blecaute do dia 3 de novembro. A Agência também adota todas as providências para apurar as responsabilidades dos atores envolvidos.

“Antes de uma questão técnica, é uma questão social, a ANEEL apoia, com equipe atuando em Macapá, todas as medidas do governo federal para promover o pronto restabelecimento do suprimento de energia ao Estado do Amapá. A prioridade é resolver o problema das pessoas”, disse Pepitone.

Ele destacou também o trabalho de investigação que já está em andamento pela Agência.

“A ANEEL está apurando com rigor as causas da falta do serviço de energia e também as responsabilidades, para aplicar punições e apresentar as medidas corretivas para que isso não volte a acontecer”, disse.

A visita foi acompanhada também por dois técnicos da ANEEL que estão atuando no Amapá, Cristovão Luiz Sá Santos, da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG) e Paschoal Guido Junior, da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE).

 

 

Link curto para esta página: bit.ly/3nMxS2M