CAMPANHA

ANEEL disponibiliza spots de rádio sobre campanha de prevenção a incêndios

Autor: AID

Publicação: 14/08/2019 | 15:53

Última modificação: 14/08/2019 | 15:56

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) disponibiliza em sua página na internet spots de rádio da campanha de comunicação para conscientizar a população acerca dos riscos de incêndios em áreas próximas à rede de transmissão de energia. O mote da campanha é “Fique ligado: não seja o causador de um incêndio”. Os esforços buscam motivar o senso de responsabilidade quanto ao assunto, abordando situações cotidianas em que o descuido no manuseio de fogo – especialmente em queimadas irregulares, cigarro e fogueiras – pode gerar incêndios próximos à rede de transmissão de energia elétrica.

Baixe a seguir os spots para conscientização da população sobre o risco de incêndios próximos à rede de transmissão de energia elétrica:


Cuidados a serem tomados na prevenção de incêndios

Focos de incêndios e queimadas próximos a linhas de transmissão podem provocar dois tipos de desligamentos: os que vão de pequenos a grandes tempos de interrupção e os chamados “piscas”. Para as indústrias, os desligamentos de curta duração, mesmo que de segundos, prejudicam a linha de produção. A população é atingida pelo risco de curtos-circuitos em linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, que afeta hospitais, escolas e trânsito com o congestionamento causado pelo desligamento de semáforos. Os incêndios prejudicam também a segurança de motoristas, que têm a visibilidade das pistas prejudicada devido à fumaça.

Realizar queimadas próximas a instalações do setor elétrico é crime! O Decreto 2.661, de julho de 1998, proíbe atear fogo em uma faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. O calor gerado pelas queimadas, além de provocar curto-circuito, resultando em desligamentos, pode danificar as estruturas metálicas e os cabos condutores, causando interrupções no fornecimento de energia.

A campanha difunde alguns cuidados simples a serem tomados na prevenção de incêndios:

  • Não jogue pontas de cigarros ou fósforos à beira de estradas ou perto de campos e florestas.
  • Se você possui uma propriedade, corte regularmente o mato. Não queime o campo para eliminação de lixo ou limpeza para a plantação.
  • Não acenda velas ou fogueiras perto da vegetação.
  • Não solte balões.
  • Caso veja algum foco de incêndio, avise imediatamente os bombeiros.

E para consultar outras peças da campanha e mais informações sobre o assunto acesse: http://www.aneel.gov.br/campanha-incendios