GERAÇÃO

ANEEL participa de Workshop sobre Aperfeiçoamentos do Mercado de Geração Hídrica em SP

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 20/03/2019 | 14:52

Última modificação: 21/03/2019 | 16:52

 

A Aneel participou hoje (20) do Workshop Aperfeiçoamentos do Mercado de Geração Hídrica, promovido pela Federação das Indústrias de São Paulo, FIESP. 

O evento contou com as apresentações do diretor da ANEEL, Rodrigo Limp, do presidente da EPE, Thiago Barral, do diretor da SPIC Brasil, Alexandre Viana, e do gerente de Risco e Estratégia de Comercialização de Furnas, Luiz Machado, e moderação do Diretor da Divisão de Energia do DEINFRA/FIESP, Paulo Cézar Tavares.

Durante o workshop foram discutidas as dificuldades da geração hidrelétrica no Brasil nos últimos anos provocadas pela escassez hídrica, os desafios para reorganização do segmento e os custos do risco hidrológico para o consumidor.

O diretor Rodrigo Limp apresentou as ações da Agência para a repactuação do risco hidrológico e para desonerar a tarifa do consumidor. “Temos uma preocupação enorme em equilibrar os efeitos do risco hidrológico. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos geradores com a baixa hidrologia nos últimos anos, mas para nós não é razoável que o consumidor assuma a conta por completo”, afirmou Limp.



Limp reforçou ainda que a alteração de regulamentos que afetam o Mecanismo de Realocação de Energia-MRE é um dos itens prioritários da agenda regulatória da Aneel.

Entre as questões que vão ser discutidas sobre o tema estão: os efeitos de antecipação de garantia física; a elegibilidade do deslocamento por razão elétrica, importação de energia ou adesão ao programa de resposta da demanda; atrasos de transmissão; expurgos por indisponibilidade do gerador; e a alocação dos vertimentos turbináveis.

A judicialização dos processos referentes a risco hidrológico também foi debatida durante o evento.