QUALIDADE

ANEEL publica relatório sobre qualidade dos serviços de transmissão

ANEEL publica relatório com indicadores de qualidade dos serviços de transmissão de energia elétrica

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 11/04/2017 | 16:24

Última modificação: 11/04/2017 | 16:35

Linhas de Transmissão

Está disponível no portal da ANEEL o Relatório do Monitoramento da Qualidade dos Serviços de Transmissão de Energia Elétrica. A publicação técnica  traz os indicadores de qualidade dos serviços de transmissão de energia elétrica, abrangendo o desempenho dos agentes que atuam neste segmento no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os indicadores são previstos nos “Procedimentos de Rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)!” que, na qualidade de órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica do SIN, relaciona os eventos necessários à apuração dos indicadores de desempenho, realiza os cálculos e armazena os resultados.
A proposta de monitoramento da qualidade dos serviços de transmissão de energia elétrica apresenta, neste relatório, a situação das transmissoras sob três aspectos:

  • O desempenho dos sistemas de proteção, com foco na qualidade da informação enviada destes para os equipamentos que interrompem a circulação de corrente nos sistemas de potência atingidos por algum evento causador de ocorrência ou perturbação
  • A resposta da transmissora em atender às recomendações apontadas nos relatórios de análise das ocorrências ou perturbações
  • A qualidade da programação realizada pela transmissora para a realização das intervenções nos sistemas elétricos de potência

O relatório apresenta o resultado do trabalho de monitoramento do segmento de transmissão de energia elétrica e permitirá, no médio prazo, avaliar a evolução das transmissoras ao longo do tempo. A partir da apuração dos dados referentes a 2017, serão incluídos os indicadores de desempenho das programações de manutenção, contribuindo para um melhor acompanhamento da qualidade dos serviços prestados.