Consumidores

ANEEL realiza reunião com representação regional de Conselhos de Consumidores

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 13/12/2018 | 15:40

Última modificação: 13/12/2018 | 15:42



A diretoria da ANEEL promoveu hoje (13/12) reunião com os representantes regionais dos Conselhos de Consumidores. Durante o encontro, foram apresentados os principais itens de atenção dos consumidores por região do país.

O diretor-ouvidor da ANEEL, Rodrigo Limp, destacou como uma meta da Agência aprimorar os processos de interação com os conselhos de consumidores, para que essa parceria auxilie a promoção de legislações e regulamentos que resultem em benefícios ao sistema e aos consumidores.

Neste sentido, o diretor reforçou que “a parceria dos Conselhos de Consumidores será fundamental ao trabalho que a Agência tem empreendido para redução das tarifas de energia”.

O representante da região Nordeste, Itamar Manso Júnior, identificou como prioridade melhoria no fluxo de informação e comunicação entre os Conselhos e a ANEEL. Já o representante da região Norte, José de Nazaré Pereira, pontuou que o trabalho dos Conselhos precisa avançar na perspectiva de educação do consumidor para o consumo consciente de energia elétrica.

O representante da região Centro-Oeste, Wilson Oliveira, chamou atenção para o aumento das tarifas de energia na região. Os conselheiros apontaram a necessidade de uma parceria entre os Conselhos de Consumidores para atuação no Poder Legislativo em favor da desoneração da tarifa de energia.

A conselheira da Energisa Mato Grosso do Sul, Rosimeire da Costa, falou ainda da importância dos Conselhos para a divulgação de ações da Agência que tem relação direta com o consumidor, com os resultados dos Planos de Melhorias e o aplicativo ANEEL Consumidor.

Ampliar e aperfeiçoar a comunicação com os consumidores em prol de uma mudança cultural na relação com a energia elétrica foram as ações consideradas fundamentais para o representante da região Sudeste. Sérgio Oliveira Matos.

A conselheira da DME Distribuição, Arleni Mareca, pontuou ainda o interesse dos consumidores em saber mais sobre os resultados e os usos dos recursos dos Programas de P&D e Eficiência Energética, e a necessidade de dar mais transparência a esse tema.

Os representantes da região Sul, Ricardo Vidnich e Gustavo Thompson-Flores, realizaram apresentação sobre os diversos itens que tem pesado na fatura de energia e falaram sobre as principais reclamações dos consumidores de energia da região.

O superintendente de Mediação Administrativa e Setorial da ANEEL, André Ruelli, destacou a importância desses encontros para “criar um ambiente de colaboração bidimensional” entre os Conselhos e a ANEEL.

Ao final da reunião, o diretor Rodrigo Limp assumiu o compromisso de ampliar o diálogo com os Conselhos e aprimorar os canais de comunicação da Agência com essas entidades.