TARIFAS

ANEEL reduz tarifa residencial da Uhenpal

Autor: AID

Publicação: 19/05/2020 | 10:2

Última modificação: 19/05/2020 | 10:35

 

Foi aprovada, nesta terça-feira (19/5), redução média de 0,04% na tarifa residencial (classe B1) da Usina Hidroelétrica Nova Palma Ltda. – Uhenpal. A concessionária atende 16,3 mil unidades consumidoras nos municípios de Faxinal do Soturno, Nova Palma, Dona Francisca, Ivorá, Silveira Martins, São João do Polêsine e Restinga Seca e parte dos municípios Santa Maria e Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul.

Houve acréscimo, no entanto, nas tarifas das demais classes de consumo com efeito médio a ser percebido pelo consumidor de 1,78%. Os novos valores entrarão em vigor a partir de 22/5.

Confira abaixo os índices que serão aplicados no reajuste anual da distribuidora:

Empresa

Consumidores residenciais - B1

Usina Hidroelétrica Nova Palma Ltda. - Uhenpal

-0,04%

 

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão
em média

Alta tensão
em média (indústrias)

Efeito Médio
para o consumidor

Usina Hidroelétrica Nova Palma Ltda. - Uhenpal

2,22%

0,38%

1,78%

 

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

O maior impacto no processo foi decorrente do aumento nos custos com aquisição na energia de Itaipu, cujo valor é indexado à variação mensal do dólar.

Mais informações sobre reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico www.aneel.gov.br/luz-na-tarifa.

 

Link curto para esta página: https://bit.ly/2ZjYpeE