SUSTENTABILIDADE

ANEEL sedia reunião da ONU sobre matriz energética sustentável na América Latina

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 07/03/2018 | 15:21

Última modificação: 07/03/2018 | 15:24

 

A ANEEL recebe amanhã 8/3 reunião da Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas (Cepal). O encontro terá a participação de dirigentes governamentais do setor energético das dez principais economias da América Latina para discutir a adoção de políticas de promoção do uso eficiente de recursos energéticos na região.

Durante a reunião serão apresentados os resultados do programa Ecosud (Energy Complementarity and Sustentainable Development), que incentiva a adoção de políticas de eficiência energética associadas à ampliação da matriz sustentável. Pelo conjunto de ações implementadas, Brasil e Chile são referências para os demais países da região.

O encontro será dirigido pelo chefe da Unidade de Recursos Naturais e Energia da Cepal Manlio Coviello, e pelo diretor da ANEEL André Pepitone da Nóbrega. Os secretários de Energia Fábio Lopes e de Planejamento Eduardo Azevedo, do Ministério de Minas e Energia, também participarão do evento.

Para André Pepitone, a principal proposta da Cepal é discutir de maneira conjunta, com visão de longo prazo, os elementos necessários para a transição energética da América Latina. “Precisamos explorar os diferentes potenciais que cada região apresenta – água, sol, vento, biomassa – para permitir o avanço de fontes sustentáveis em paralelo às tradicionais cadeias de energia”, ressalta o diretor.