REGULAÇÃO

Aprovado agrupamento das áreas de concessão de distribuidoras do Rio Grande do Sul

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 04/12/2018 | 12:53

Última modificação: 04/12/2018 | 12:55

 

A ANEEL aprovou o agrupamento das áreas de concessão das empresas RGE Sul Distribuidora de Energia S.A. (RGE Sul) e Rio Grande Energia S.A. (RGE), pertencentes ao grupo CPFL Energia S.A., a partir de 1º de janeiro de 2019.

A decisão visa gerar benefícios como a redução de custos fixos de natureza comercial, regulatória, logística, contábil e técnica; a gestão integrada de compra de energia, mitigando impactos associados às variações de consumo; maior gestão na contratação dos Montantes de Uso dos Sistemas de Transmissão - MUST e economia com deslocamento de equipes em áreas que hoje são fronteiras entre as concessões.

O assunto ficou em audiência de 30/8 a 15/10/2018 e recebeu contribuições de 11 agentes. Durante a audiência foram debatidos os critérios da proposta, expressos pela estrutura tarifária, indicadores de qualidade e informações contábeis. O documento trouxe ainda revisão da resolução normativa 716/16, nos incisos relacionados à definição dos percentuais regulatórios de perdas técnicas e não técnicas no processo de agrupamento.