SETOR ELÉTRICO

Contratos da Conta-covid são assinados nesta quarta-feira

Autor: AID

Publicação: 22/07/2020 | 12:20

Última modificação: 22/07/2020 | 14:45

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) participou nesta quarta-feira (22/7) da cerimônia de assinatura dos contratos da Conta-covid. Na ocasião, os contratos foram assinados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e por 16 instituições financeiras para formalizar e viabilizar os empréstimos para as distribuidoras de energia elétrica.

A cerimônia realizada virtualmente contou com as participações do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, do secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp, do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e do presidente da ABRADEE, Marcos Madureira.

A ANEEL foi representada na cerimônia pelo diretor-geral André Pepitone e pela diretora Elisa Bastos. Para Pepitone, a cerimônia marcou uma etapa importante do intenso trabalho realizado, fruto de muito esforço e diálogo entre todos os agentes envolvidos. “A Conta-covid veio para assegurar a liquidez e sustentabilidade do setor elétrico protegendo os consumidores de aumentos tarifários que serão amortecidos ao longo dos anos”, afirmou o diretor-geral.



Em sua fala, a diretora Elisa Bastos destacou a dedicação da Agência durante todo o processo. “As equipes da ANEEL foram incansáveis e propositivas desde as discussões que antecederam o Decreto 10.350, passando pela edição da Resolução Normativa 885, até o fechamento dos detalhes do contrato na madrugada do último domingo”.

As etapas seguintes a assinatura dos contratos são a publicação de despacho da Agência com as condições prévias do desembolso para as distribuidoras e, por fim, o desembolso dos valores acordados no empréstimo, previsto para ocorrer até o final deste mês.

 

 

Link curto para esta página: bit.ly/32PZzR7