GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

ESCLARECIMENTO: Campanha usa Fake News para tratar de revisão de norma de GD

Autor: AID

Publicação: 11/09/2019 | 15:0

Última modificação: 12/09/2019 | 10:34

A ANEEL vem a público esclarecer que circula nas mídias sociais campanha que faz uso de Fake News para abordar a revisão da norma para Geração Distribuída (GD). Diferentemente do que essa mobilização sugere, a ANEEL não estuda taxar o uso do Sol na geração de energia por meio de painéis fotovoltaicos.

A ANEEL abriu em janeiro deste ano audiência pública transparente e aberta ao debate para analisar a revisão da Resolução 482, que trata da GD.

Nenhuma decisão até o momento foi tomada, e a próxima etapa da audiência pública será aberta em breve.

Nesses estudos, a ANEEL elabora cenários, e nenhum contempla algo tão improvável e ilegal como a taxação da irradiação do Sol. O que a ANEEL estuda são alternativas, já adotadas em outros países, para que a Geração Distribuição avance em bases sustentáveis, sem onerar os demais consumidores.

O processo de Audiência Pública é transparente, com ampla participação da sociedade e agentes. Inclusive foi ampla a participação de consumidores e seus representantes. Em nenhum momento ocorreu por parte das contribuições tal hipótese de taxar a irradiação solar.

As notícias que circulam, portanto, não guardam qualquer paralelo com o que a Agência vem realizando ao longo do tempo, prezando pelo equilíbrio do setor e dos consumidores.