FISCALIZAÇÃO

Ferramenta desenvolvida pela ANEEL permite fiscalizar obras de usinas à distância

Autor: AID

Publicação: 28/05/2020 | 09:17

Última modificação: 28/05/2020 | 09:20

 

O desenvolvimento de inovações na fiscalização de usinas tem garantido à ANEEL acompanhar integralmente os empreendimentos em implantação, mesmo no atual cenário de viagens suspensas e isolamento social.

O “Acompanhamento Geoespacial de Usinas em Implantação” ou, simplesmente, AGUIA tem o propósito de evoluir o processo de fiscalização, facilitando a vistoria por meio da captura de imagens de satélite. Com o AGUIA, a equipe de fiscalização pode acompanhar todo o processo de implantação das usinas - do início das obras até sua conclusão, proporcionando a manutenção do isolamento social.

Solução idealizada e desenvolvida pela ANEEL, a ferramenta surgiu no ano passado (2019) pela necessidade de confirmar determinadas informações enviadas pelos agentes. Com a obtenção de imagens de satélite gratuitas, a ferramenta gera ainda economia de recurso público, uma vez que reduz consideravelmente a necessidade de deslocamento dos fiscais até as obras.

Cabe ressaltar que a fiscalização à distância – que tem o AGUIA como uma das ferramentas, é eficaz na obtenção dos resultados e não compromete a segurança da operação.

 

 

Link curto para esta página: bit.ly/3esSecF