INOVAÇÃO

Primeiro dia de Citenel e Seenel contou com tecnologia e sustentabilidade

A abertura dos IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), nesta quarta-feira (2/8), em João Pessoa, capital da Paraíba, contou com o lançamento da 7ª edição da Revista de P&D e da 3ª edição da Revista de Eficiência Energética.

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 03/08/2017 | 09:48

Última modificação: 04/08/2017 | 11:27

Citenel Seenel 2017

A abertura dos IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), nesta quarta-feira (2/8), em João Pessoa, capital da Paraíba, contou com o lançamento da 7ª edição da Revista de P&D e da 3ª edição da Revista de Eficiência Energética. Foi aberta a Exposição de Produtos de projetos regulados pela ANEEL, apresentados pelas concessionárias. Também ocorreu o primeiro dos quatro painéis de debates, com o tema “Inovação com Integração: Respostas Locais a Barreiras Globais”.

O CITENEL e SEENEL são eventos bianuais realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para apresentação e discussão de resultados alcançados nos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de Eficiência Energética (EE) das empresas do setor elétrico brasileiro. Em 2017, são mais de 1,1 mil congressistas - o maior número de participantes desde a primeira edição dos eventos.

Em seu estande na Exposição, a ANEEL lançou a 7ª edição da Revista de P&D e a 3ª edição da Revista de Eficiência Energética. A Revista de P&D apresenta 23 projetos, suas contribuições desenvolvimento tecnológico do setor e potencial de aplicabilidade. A revista traz ainda artigos técnicos sobre os desafios e as perspectivas da inovação no setor de energia elétrica.  A Revista de Eficiência Energética apresenta artigos de especialistas e 20 informes técnicos com projetos desenvolvidos por concessionárias de energia elétrica. Nos links, você pode baixar cada uma das publicações.


Debate e exposição

O primeiro painel do evento, sobre Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), tratou da promoção da inovação tecnológica no contexto de um setor elétrico em transformação. Nele, debateu-se a inovação associada a alianças, mudanças, flexibilidade, dinamismo e ao futuro, ao se considerar a promoção do conhecimento técnico-científico em escala regional, nacional e internacional. Além disso, foi abrangida a geografia em que a inovação no setor elétrico pode operar, para que haja melhorias efetivas no desempenho das organizações e na vida das pessoas.

Mediado pelo diretor da ANEEL André Pepitone da Nóbrega, a sessão teve como debatedores o professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Luiz Augusto Nogueira Horta; o secretário-executivo da Associación Iberoamericana de Entidades Reguladoras de la Energia (Ariae), Luis Jesus Sanchez de Tembleque; e o superintendente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da FGV Energia, Luiz Roberto Bezerra.


Diretores da ANEEL / Público presente

Com muitas novidades em produtos e serviços, a exposição com resultado de projetos desenvolvidos pelas concessionárias de energia elétrica, regulados pela Agência, trouxe modernas tecnologias em projetos de eficiência energética com chuveiros inteligentes ou voltados à iluminação pública. No campo de P&D, desde subestações portáteis (foto), veículos elétricos e seus sistemas de abastecimento, até um robô que realiza podas de árvores chamam a atenção dos congressistas que visitam a exposição de trabalhos e os estandes.


Subestação / Veículo elétrico

No estande da ANEEL, os visitantes recebem as duas revistas lançadas no evento e publicações como Ouvidoria Setorial em Número, e ainda podem curtir uma divertida disputa em um jogo que desafia os participantes em seus conhecimentos sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. Em contraste com toda a tecnologia inovadora dos produtos,  o visual da exposição traz estandes, instalações e mobiliário voltados para a sustentabilidade, com a utilização de materiais ambiental e socialmente adequados,sejam recicláveis ou reaproveitáveis.


 Estande da ANEEL / Jogo Eletronel

A exposição e os eventos continuam até sexta-feira (4/8), no Centro de Convenções de João Pessoa. Veja a programação: