O futuro no atendimento e relacionamento com o consumidor

por: SCR - publicado: 04/07/2017 09:36, última modificação: 05/07/2017 13:58

Nos dias 29 e 30/06/2017, a Agência Nacional de Energia Elétrica promoveu o seminário "O futuro no atendimento e relacionamento com o consumidor". O objetivo do evento era discutir as tendências de transformação digital no atendimento, a evolução do perfil dos consumidores e, com isso, avaliar como o uso da tecnologia pode efetivamente proporcionar uma melhor experiência e tornar o atendimento mais eficiente.

Veja abaixo a programação do seminário e as apresentações e vídeos de cada palestra.

 

Conteúdos do Seminário - Apresentações

Dia 1 - 29/06/2017 - 5ª-feira (tarde)
 

Título Nome Instituição Arquivo
Agência Virtual Elektro Ricardo Leite e Luiz Flávio  ELEKTRO
Renova - Programa de Modernização do Atendimento e Arrecadação José Eduardo Tovar ENEL
A transformação digital da Energisa e o aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente Cleyson Jacomini de Sousa ENERGISA
Validação de documentos por e-mail e Implantação da URA Humanizada Gislaine Midori Minamizaki CPFL
Evolução e perspectiva do autoatendimento na Cemig Elieser Francisco Correa CEMIG

 

Dia 2 - 30/06/2017 - 6ª-feira 
 

Título Nome Instituição Arquivo
Relacionamento Inteligente com o Consumidor Nelson Leite ABRADEE
SAC 3.0: O Futuro do Atendimento ao Cliente já chegou Albert Deweik NEOASSIST
A magia por trás da experiência do cliente - otimização da força de trabalho além do Contact Center e o impacto da IoT na dinâmica do
relacionamento
Osvaldo Mundim ASPECTBRASIL
O consumidor (CDC) e os novos canais de atendimento Ricardo Morishita Wada IDP
Transformação digital em grandes organizações – a experiência do Banco do Brasil Joaquim Venancio BANCO DO BRASIL
A Era do Diálogo e os Millennials Jacques Meir GRUPO PADRÃO

 


Os carros elétricos atuais são fruto de um intenso processo de pesquisa e desenvolvimento por parte de vários fabricantes. As tecnologias para o controle do veículo, seus componentes eletrônicos e principalmente as baterias, ainda são tecnologias que não atingiram sua fase de maturação. A boa notícia, é que com os avanços tecnológicos e os ganhos de escala com o aumento da produção, os veículos elétricos vêm tendo quedas significativas de preço.

Outro ponto que merece a atenção é que os carros elétricos são mais caros no momento da aquisição, porém apresentam custos menores de manutenção ao longo da vida útil (ex. não necessitam de lubrificantes para o motor, menos peças móveis, etc.), como também menores custos por km rodado se comparado com os carros com motores de combustão interna.

Sim, inclusive no mundo a maioria dos eventos de recarga ocorrem no domicílio dos proprietários. Entretanto, é necessário que as instalações elétricas estejam adequadamente dimensionadas para atender a potência dos equipamentos de recarga.

Em caso de dúvida sobre seu equipamento, consulte a distribuidora de sua cidade.

Basicamente é necessária a instalação dos equipamentos de recarga, que podem ser de recarga rápida (30 min), semirrápida (2h) ou lenta (8h).

O processo é simples, os equipamentos de recarga incluem os conectores, condutores (fios), acessórios e outros equipamentos associados, que são plugados na entrada dos carros elétricos e fornecem eletricidade para carregar a bateria. 

Segundo a EPE - Empresa de Pesquisa Energética, estima-se que a frota de veículos elétricos no Brasil chegará a 360 mil em 2026, de acordo com o diretor de estudos de petróleo, gás e biocombustíveis da empresa, José Mauro Coelho. Ainda assim, deve representar apenas 2,5% da frota total. Até o final de 2016, a frota brasileira de veículos elétricos era de 2,5 mil unidades, ou 0,04% da frota total. O cenário considera veículos híbridos, principalmente. 

Para o diretor da EPE, os veículos puramente elétricos devem ganhar espaço em nichos de mercado, como frotas privadas e serviços de compartilhamento de carros. E a “descarbonização” do transporte no Brasil também deve ocorrer com o uso de biocombustíveis, como o etanol.

A ANEEL está empenhada em garantir a segurança do suprimento, de forma que a tecnologia possa ser utilizada sem barreiras pela sociedade.


Mobilidade Elétrica - tecnologias limpas e sustentáveis

por: SCR - publicado: 30/05/2017 15:19, última modificação: 02/06/2017 11:13

Os veículos elétricos já ultrapassaram a marca de 2 milhões de unidades comercializadas no mundo, com mais de 1.450.000 pontos de recarga conectados à rede de distribuição.

Mais do que uma tendência, os veículos elétricos têm se apresentado como uma solução para redução das emissões e uma opção para os que buscam meios de transporte ambientalmente amigáveis. Do ponto de vista tecnológico os veículos elétricos são mais eficientes e emitem menos poluentes durante seu funcionamento.  O acelerado desenvolvimento tecnológico tem possibilitado uma constante redução de custos, em especial das baterias, componente-chave deste tipo de veículo. Mantido o ritmo de redução de custos observado até o momento, em alguns anos, os preços dos veículos elétricos tendem a se tornar comparáveis aos automóveis tradicionais.

A ANEEL, cumprindo sua missão institucional, está estimulando a participação da sociedade na discussão referente a recarga de Veículos Elétricos, por meio da Audiência Pública 029/2017.


GERAÇÃO

TRANSMISSÃO

DISTRIBUIÇÃO


Informamos que o serviço de Consulta Processual encontra-se temporariamente indisponível.

PARTICIPAÇÃO PÚBLICA

Pautas das Reuniões Públicas da Diretoria serão divulgadas às quintas-feiras

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 04/01/2017 | 15:49

Última modificação: 04/01/2017 | 15:50

 

Em 2017, as pautas das Reuniões Públicas da Diretoria passarão a ser divulgadas na internet às 12h das quintas-feiras, conforme decisão tomada pela Diretoria da Agência. Essa divulgação acontecia anteriormente às sextas-feiras no período vespertino.

Dessa forma, o prazo para inscrição de processos será antecipado para 17h das quartas-feiras. A prévia da pauta será divulgada na quarta-feira bem como eventuais correções ou alterações realizadas até a divulgação definitiva para o público externo.


PARTICIPAÇÃO PÚBLICA

Pautas das Reuniões Públicas da Diretoria serão divulgadas às quintas-feiras

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 04/01/2017 | 15:45

Última modificação: 04/01/2017 | 15:46

 

Em 2017, as pautas das Reuniões Públicas da Diretoria passarão a ser divulgadas na internet às 12h das quintas-feiras, conforme decisão tomada pela Diretoria da Agência. Essa divulgação acontecia anteriormente às sextas-feiras no período vespertino.

Dessa forma, o prazo para inscrição de processos será antecipado para 17h das quartas-feiras. A prévia da pauta será divulgada na quarta-feira bem como eventuais correções ou alterações realizadas até a divulgação definitiva para o público externo.