P&D e EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Chamada de projeto para incentivar substituição de motores elétricos é prorrogada

A Chamada de Projeto Prioritário nº 002/2015 "Incentivo à Substituição de Motores Elétricos: Promovendo a Eficiência Energética no Segmento de Força Motriz foi prorrogada por doze meses.

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 08/09/2017 | 09:58

Última modificação: 15/09/2017 | 09:23

ANEEL - PEE

A Chamada de Projeto Prioritário nº 002/2015 "Incentivo à Substituição de Motores Elétricos: Promovendo a Eficiência Energética no Segmento de Força Motriz foi prorrogada por doze meses. Dessa forma, a nova data limite para finalização dos projetos passa a ser 6/10/18.

A medida foi aprovada durante Reunião Pública da Diretoria da ANEEL. De acordo com a decisão, a crise econômica no país representou um entrave para apresentação dos projetos, mas com a melhora do momento econômico, a tendência é que haja mais interesse por parte das empresas, principalmente do setor industrial. Além disso, havia pleito de duas instituições para que o prazo fosse estendido.

A Chamada foi lançada em outubro de 2015 e em julho de 2016 a área técnica da ANEEL emitiu os pareceres de avaliação inicial das propostas submetidas pelas empresas. Ao todo, sete projetos foram aprovados, um foi reprovado e a empresa DME Distribuição desistiu de executar um projeto. O investimento previsto é da ordem de R$ 80 milhões.

A Agência espera que o projeto prioritário gere uma série de benefícios, como por exemplo: manutenção ou aumento da atividade produtiva com menos consumo de energia elétrica; atualização do parque de motores elétricos utilizados no setor industrial brasileiro e menor utilização de motores antigos e pouco eficientes. Leia mais.