CONSUMIDOR

Conheça as melhores distribuidoras do Brasil avaliadas pelos consumidores

O Prêmio IASC 2018 reflete a percepção dos consumidores residenciais sobre a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: 25/02/2019 | 18:52

Última modificação: 15/03/2019 | 11:51

A ANEEL realizou nesta segunda-feira (25/2), em Brasília (DF), a premiação do IASC 2018 - Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor – que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas pelos consumidores residenciais. O índice é aferido por meio de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil. A cerimônia contou com a presença do diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, dos diretores Rodrigo Limp, Sandoval Feitosa, Efrain Pereira e Elisa Bastos, além do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, destacou que o prêmio é realizado há 16 anos e possui uma metodologia madura. “O IASC já é uma tradição no setor elétrico e representa uma avaliação sob o olhar atento do consumidor, que está cada vez mais exigente por um serviço de qualidade e cabe a nós, como órgão regulador, exigir esse nível de excelência no serviço”, disse.

Saulo Cruz/MME

O diretor-ouvidor da Agência, Rodrigo Limp, ressaltou que o prêmio IASC representa voz do consumidor de energia elétrica, além de ser um indicador que ajuda a agência a aprimorar os processos de fiscalização e regulação. “Não podemos esquecer que o objetivo maior é a busca contínua pela melhoria da qualidade do serviço e que, nesse sentido, o IASC é um importante instrumento de avaliação”, afirmou.

Resultados

Em 2018, a distribuidora que teve o maior crescimento foi a Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S.A. Na categoria concessionárias até 400 mil unidades consumidoras, a vencedora foi a Muxfeldt Marin & Cia. Ltda. - Mux Energia e na categoria concessionárias acima de 400 mil unidades consumidoras a vencedora foi a Copel Distribuição S.A. Confira abaixo a lista de todas as vencedoras.



Pesquisa

A pesquisa foi realizada pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists, no período de 17 de setembro a 14 de dezembro de 2018. Foram entrevistados 23.446 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 608 municípios atendidos pelas 92 distribuidoras, sendo 54 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o Iasc retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A ANEEL premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que seja atingido um escore mínimo de 60 pontos.

Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do Iasc faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.