FRAUDE

Atenção: e-mails fraudulentos em nome da ANEEL

Nos últimos dias, têm chegado à Ouvidoria Institucional da Agência (OIN) relatos de consumidores reportando o recebimento de supostas mensagens da ANEEL acerca de cobranças de irregularidades.

Pesquisar Noticias

Período de: a
Voltar

Reunião da Junta Diretiva marca início do encontro de reguladores de energia ibero-americanos

INSTITUCIONAL

Reunião da Junta Diretiva marca início do encontro de reguladores de energia ibero-americanos

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataCriacao)

Última modificação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataModificacao)



Teve início hoje na sede da ANEEL, em Brasília, a 22º Reunião Anual da Associação Ibero-Americana de Entidades Reguladoras de Energia (Ariae). Para marcar o início dos trabalhos, foi realizada a reunião preparatória da Junta Diretiva da Ariae, a fim de organizar as atividades que serão desenvolvidas ao longo da semana.  

A Reunião de Reguladores da Ariae ocorre uma vez por ano e reúne associados e instituições convidadas, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações, experiências e melhores práticas, além de estreitar vínculos entre os participantes. As últimas reuniões foram realizadas na Cidade do Panamá, em 2017; em Cusco, Peru, em 2016; e em Madri, Espanha, em 2015.

Estão previstas reuniões da Assembleia Geral da ARIAE, reuniões entre os reguladores de energia da Ibero-América, com participação dos reguladores norte-americanos, além de atividades bilaterais do Conselho de Administração da ARIAE. Universidades de referência da Escola Ibero-Americana de Regulação (EIR), bancos multilaterais, entre outras agências e instituições, também participarão do evento. As atividades serão realizadas na sede da ANEEL e no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O evento conta com representações de cerca de 25 países. Na programação, estão previstos painéis sobre metodologia de tarifas elétricas e de gás: tratamento dos subsídios, papel da atividade de distribuição e integração dos recursos, entre outros.

A Ariae foi constituída em 17 de março de 2000 na cidade de Buenos Aires (Argentina). A instituição reúne 25 organismos reguladores de energia de 20 países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, e o regulador do mercado da América Central, a Comissão Regional de Interligação Elétrica (Crie).

A Ariae é um fórum de comunicação entre especialistas e profissionais das entidades associadas, com o intuito de promover a troca de experiências, compartilhar o conhecimento e promover atividades nos campos de pesquisa e desenvolvimento.

Nos dois últimos anos, houve um processo de transição da Ariae tradicional (que conta com 27 entidades de 20 países) para a nova Ariae. Restam três países para se incorporar à nova Ariae: El Salvador, Honduras e Venezuela.