ANEEL

Diretores tomam posse em cerimônia realizada no MME

André Pepitone da Nóbrega e Efrain Pereira da Cruz tomam posse para Diretoria da ANEEL no Ministério de Minas e Energia

Pesquisar Noticias

Período de: a
Voltar

Encerrada a XI Conferência Anual dos reguladores de língua portuguesa

INSTITUCIONAL

Encerrada a XI Conferência Anual dos reguladores de língua portuguesa

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataCriacao)

Última modificação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataModificacao)

 



Realizada hoje (22/5) a X Assembleia da Relop que definiu o planejamento anual estratégico da instituição e seu novo estatuto. A reunião realizada na ANEEL encerrou a XI Conferência Anual da Relop que reuniu 22 reguladores de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe para debater melhores práticas do setor energético de cada país e seus respectivos desafios para o aperfeiçoamento da regulação do setor.

Foram debatidos na Assembleia, dirigida pelo diretor do Instituto Regulador do Setor Elétrico de Angola (IRSE), Luís Mourão, a nova constituição jurídica da Relop, o planejamento estratégico da associação para o biênio 2018-2020 e a cooperação com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).  

O presidente da Relop, Guilherme Mavila, reforçou a importância das conferências para a associação pela riqueza da troca de experiências, uma vez que cada país membro está em uma fase diferente do processo de institucionalização da regulação.  Mavila destacou como ponto alto da conferência deste ano, o acesso às experiências práticas das empresas de distribuição brasileiras.

Na sequência, o diretor da Aneel, André Pepitone da Nóbrega, ressaltou os ganhos da interação entre as agências para o fortalecimento da regulação nos países membros. “É preciso intensificar o compartilhamento de informações e das melhores práticas entre as agências para que as dificuldades na prestação do serviço público de energia sejam superadas e avancemos na qualidade do fornecimento de energia”.   

Conforme decidido em Assembleia , a XII Conferência da Relop, em 2019, será realizada em Angola.

Além da reunião pela manhã, os membros da Relop participaram também de visita às instalações da usina fotovoltaica instalada na Aneel, e conheceram o projeto de eficiência energética da sede da Agência.